Badalado

Notícias

Veraneio 2017 em Marabá já tem data oficial

Com as temperaturas cada vez mais altas, banhistas e turistas têm aproveitado os fins de semana para se refrescar no balneário mais popular da cidade: a Praia do Tucunaré. Embora a programação oficial das praias não tenha iniciado, o secretário de Cultura José Scherer garantiu ao CORREIO que, passado o período junino, a Secult vai concentrar todos os seus esforços na realização de eventos nos balneários espalhados pela cidade e na Orla do Rio Tocantins, na Marabá Pioneira.

Segundo ele, a abertura oficial da festa está marcada para o dia 1º julho. No entanto, ainda não há atração principal confirmada e nem o local do evento. “Nós vamos fazer a abertura do verão com uma atração nacional, mas a gente não decidiu o local ainda. Provavelmente vai ser na arena [próxima Colônia de Pescadores Z-30] ou na Toca do Manduquinha”, afirma.

Segundo ele, o calendário cultural de julho acontece a partir do dia 8 do mês na Praia do Tucunaré, contando com realização de shows todos os finais de semana no Centro Cultural da Toca do Manduquinha, localizado na Praça São Félix, Marabá Pioneira. “Enquanto na praia vamos ter arena para as competições esportivas, que estão sendo organizado por outra secretaria”, repassa.

Além de dar espaço para artistas da terra, a programação do veraneio 2017 contará com apresentações nacionais. “São vários departamentos e secretarias envolvidas nesse trabalho. A gente já se reuniu uma vez e vamos nos reunir outras vezes, para que cada atividade prevista para o evento tenha uma finalidade”, informa o secretário.

Ele diz também que o investimento em segurança este ano é uma das prioridades da prefeitura, destacando que este fator afastou as pessoas das praias nos últimos anos. “Este ano, vamos proporcionar uma segurança de qualidade lá para que o povo possa ficar e ‘morar na praia’ como era antigamente”.

Movimentação

Está cada vez mais comum ver a travessia de banhistas neste mês de junho, que cruzam o Rio Tocantins em direção à Praia do Tucunaré. No último fim de semana, a movimentação se concentrou no domingo (4), quando diversas pessoas aproveitaram a alta temperatura para tomar um banho de rio. Para Thales Diniz, que visitou o balneário, ainda falta estrutura no local.

“É uma praia muito boa, mas que tem falta de algumas coisas, como mais agentes do corpo de bombeiros e mais policiamento”, observou. Ele ainda comentou sobre a situação dos rabeteiros, que disponibilizam coletes salva-vidas para os banhistas, sendo que muita gente resiste em usá-los. “É um risco que a pessoa corre”, declarou.

A situação é confirmada pelo barqueiro Zacarias Pereira dos Santos, que tem trabalhado bastante aos fins de semana. Ele, que é rabeteiro há 20 anos, contou à reportagem que a movimentação na praia começou a cerca de um mês. “A gente tenta colocar o colete neles [banhistas], e eles não querem, tiram. E não tem como obriga-los”, explicou. A programação  oficial na Praia do Tucunaré acontece até 31 de julho e, a partir de agosto, o foco passa a ser o balneário Geladinho.

Vigilância vai capacitar 140 ambulantes e barraqueiros

O aumento de banhistas na Praia do Tucunaré tem demandado trabalho do Departamento de Vigilância Sanitária de Marabá (Divisa) para capacitar ambulantes e barraqueiros quanto à manipulação de alimentos comercializados no balneário. De acordo o coordenador da pasta, Daniel Soares, nos dias 23 e 30 deste mês, 140 trabalhadores receberão palestras sobre o assunto.

“A vigilância sanitária todo ano tem essa incumbência de fazer a preparação dos manipuladores de alimentos para fins de disponibilização à população. Então a gente tende a fazer essa capacitação prévia, que na verdade é uma palestra com normas de como é que são os critérios de higiene, para que eles possam operar e manipular o alimento da melhor forma possível”, confirmou. Segundo ele, essa prática auxilia no combate a possíveis contaminações de alimentos.

Os ambulantes e barraqueiros vão receber o treinamento dsd 8 horas às 12 horas no auditório no Sesc, localizado na Rodovia Transamazônica 230, Cidade Nova. As palestras serão ministradas por técnicos em vigilância sanitária e ambiental, e em agroindústria, além de capacitação com médico veterinário. De acordo com Daniel, a qualificação é dividida em três etapas: palestra, vacinação e análise médica.

“A primeira etapa é da palestra em si, em que vamos tratar das noções de higiene. Depois eles vão passar pela vacinação, para se imunizarem contra doenças que podem ser contagiosas e, em seguida, a análise médica, um exame clínico para checar se ele está em condições ou não de operar ou manipular os alimentos corretamente”, revelou.

Questionado sobre como vão ficar as fiscalizações nas praias, ele revelou que pretende atuar mediante denúncias. “A gente não está com intenção de fazer, como sempre fizemos nos anos anteriores, àquela fiscalização ostensiva na praia. Preliminarmente, a gente não tem a intenção de atuar lá o tempo todo”, frisou, acrescentando que, ao final do curso, todos os participantes recebem uma carteira de ‘Manipulador de Alimentos’, que terá validade de seis meses a um ano, dependendo do que for verificado pelo órgão.

Feirantes

Trabalhadores das Feiras da Laranjeiras e Folha 28 também estão recebendo capacitação da Divisa. Na última sexta-feira, (2) manipuladores de carne bovina e suína foram qualificados. Na próxima sexta (9) é a vez dos comerciantes de pescado e no dia 16, os manipuladores de comida caseira recebem o treinamento.

Daniel lembra que qualquer indivíduo que trabalha com alimentos deve ter a carteira de manipulação. “Nós não cobramos isso apenas das pessoas que trabalham nestes eventos e locais, a gente também cobra nos comércios locais quando vamos fazer nossa inspeção sanitária para fim de licenciamento”, atestou. Ao todo, serão cinco palestras ofertadas à 350 trabalhadores da área de manipulação de alimentos.

SÍNTESE – Programação do veraneio 2017 em Marabá tem abertura marcada para 1º de julho e atividades esportivas e culturais a partir do dia 8 do mês na Praia do Tucunaré.

(Nathália Viegas)

Fonte: CT ONLINE



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>