Badalado

Notícias

Beber três a quatro cafés por dia faz bem à saúde

Estudo revela benefícios do café.

A questão é ambígua: se para muitos a ideia de consumir muito café por dia está associado a um deterioramento da saúde e do bem-estar físico, para outros, o consumo da cafeína significa um aumento da energia diária e vantagens saudáveis manifestadas a curto e a longo prazo.

Assim, a revista científica BMJ publicou um estudo médico que desmistifica certas ideias sobre o café. A análise conclui que beber entre três a quatro cafés por dia reduz o risco de doenças hepáticas, como a cirrose, bem como acidentes cardiovasculares (AVC).

No entanto, tal como tudo na vida, o consumo não deve ser exagerado e deve ser ajustado à condição de saúde do consumidor. No caso das grávidas, a ingestão de cafeína não deve exceder os 200 mg por dia, o equivalente a cerca de duas chávenas de café.

A investigação, que esteva a cargo de Robin Poole, um especialista da área da saúde da Universidade de Southampton, no Reino Unido, revela ainda que as pessoas que consumem café têm um menor risco de contrair doenças como a diabetes, o cancro, a demência e o alzheimer.

“Beber café é aparentemente seguro dentro dos padrões usuais de consumo”, conclui a investigação liderada por Poole, cuja análise recaiu sobre 201 estudos baseados em investigação observacional e 17 estudos baseados em ensaios clínicos em vários países.

Assim, o documento demonstra que o risco relativo de morte prematura é reduzido em pessoas que consumem cerca de três cafés por dia, comparativamente a pessoas que não bebem café habitualmente.

Apesar do rigor da investigação, os cientistas que compõem a equipa de Poole ressalvam que as conclusões retiradas não podem ser consideradas 100% firmes, pelo que outros fatores como o tabagismo, o alcoolismo, a idade e a alimentação devem ser tidos em conta no que toca a adotar um estilo de vida saudável.

Fonte: Correio da Manhã



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>