No final da tarde da última quinta-feira (18), policiais foram acionados pelo morador de uma fazenda a 12 quilômetros de Água Azul do Norte, informando que havia algo suspeito dentro das suas terras. Ele havia encontrado o principal carro usado pelos assaltantes que atacaram um carro-forte naquele município, um dia antes, quarta-feira (17). O veículo era preparado para ataque, pois o seu para-brisa traseiro é protegido com uma chapa de aço com três furos triangulares, por onde os bandidos colocavam os fuzis (nesse caso o ponto50 e o 556), que são usados para perfurar blindagens.
O homem que encontrou o veículo relatou aos policiais que percebeu primeiramente marcas de pneu de carro que amassaram o capim. Além disso, o cadeado da porteira estava quebrado. Ele relata ainda que seguiu olhando e avistou uma lanterna traseira do veículo, momento em que se lembrou do assalto ao carro-forte no dia anterior.
Diante da descoberta, a testemunha conta que correu com medo e acionou primeiramente a Polícia Civil e depois a guarnição do 87º Posto Policial Destacado, da Polícia Militar. Os policiais se deslocaram até o local para fazer uma averiguação e quando lá chegaram, verificaram a veracidade dos fatos.
Ao proceder uma varredura no local, o veículo foi localizado. Trata-se de um automóvel da marca Honda modelo HR/V de cor vermelha – placa QGA 0004 (Pau dos Ferros-RN), com a chapa de ferro de proteção e com três buracos triangulares. Foram encontrados também dois cartuchos de ponto50 deflagrados e outros de 556 também detonados e um intacto.
Foi feita uma nova varredura no raio de aproximadamente 1.000 metros em volta do veículo à procura de mais vestígios ou mesmo se os bandidos ainda se encontravam na fazenda.
Ao serem autorizados pelos seus superiores a levar o veículo para a delegacia, os tentar ligar o carro, mas a bateria estava arreada, porque os meliantes tinham deixado a chave no contato ligada e o farol aceso. Diante disso, os policiais retornaram a Água Azul do Norte para buscar um eletricista de automóveis, para fazer uma chupeta no veículo. Só assim o carro foi retirado de lá, já por volta das 21h30.
O caso
O ataque ao carro-forte da empresa Prosegur aconteceu na Rodovia PA-279, entre as cidades de Xinguara e Água Azul do Norte, na localidade conhecida como Chapéu de Palha, próximo à vila Casa Branca. Os bandidos armados (pelo menos 15 homens) bloquearam um trecho da rodovia e passaram a render motoristas e passageiros que trafegavam no trecho naquele momento. O bloqueio obrigou a parada do carro-forte responsável pelo abastecimento e recolhimento de valores de diversas agências bancárias e casas lotéricas dos municípios de Agua Azul do Norte, Ourilândia do Norte e Tucumã.
Na ação criminosa, o médico Faure Lopes, que atende na cidade de Redenção, Xinguara e hospitais de outros municípios da região, e o residente de medicina Roney Luiz Barbosa que passavam pelo local no carro do médico, tiveram o veículo atingido por vários tiros. Faure foi atingido de raspão na cabeça.
Saiba Mais
O veículo utilizado na ação tinha placa da cidade de Pau dos Ferros, que fica no Rio Grande do Norte. A cada nova descoberta fica mais evidente ainda o alto nível de preparo do bando para realizar a ação criminosa.
Fonte: Correio de Carajás
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!