Os vereadores de Marabá devem aprovar hoje, terça-feira, o Decreto Legislativo Nº 045/2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução do Hino de Marabá em todas as sessões da Câmara a partir de agora.
De autoria da Mesa Diretora da Casa, o referido Decreto, segundo o presidente da Casa, Pedro Corrêa, objetiva fortalecer a importância do Hino de Marabá, considerado um dos símbolos máximos da cidade, juntamente com a bandeira e o brasão do município.
Pedrinho revela que nos poucos lugares e eventos em que o Hino de Marabá é tocado, algumas pessoas cantam, no máximo, o coro e ficam caladas nas estrofes. Ele lembra que há cerca de um mês, a Câmara lançou uma nova versão do Hino de Marabá, que recebeu arranjo específico para facilitar o canto. Com essa iniciativa do Poder Legislativo, ele espera que a canção seja popularizada e as pessoas aprendam a letra. “Esse é um dos elementos fundamentais na expressão do sentimento cívico de cada um de nós, para a construção dos valores de cidadania”, destaca o presidente.
O Hino de Marabá relata a história, as lutas e as riquezas do município, no entanto, na própria Câmara a sua execução vinha sendo realizada apenas na abertura de sessões solenes, quando deveria ser amplamente executado. “O hino representa o próprio povo, que com ele deve se identifica, se emocionar com a musicalidade de sua melodia e poesia. Porém, muitos não sabem cantá-lo”, reafirma.
A Câmara manterá um diálogo com a Secretaria Municipal de Educação, para quem vai repassar a nova versão do Hino e sugerir para que os educadores das mais de 200 escolas públicas municipais estimulem os estudantes a aprenderem e cantarem o hino do município.
Na avaliação de Pedro Corrêa, com esse Decreto, a Câmara Municipal se coloca à frente como exemplo de respeito, dedicação e compromisso com o município, exaltando um dos seus símbolos maiores que é o “Hino de Marabá”.
Fonte: Correio de Carajás
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!