Sem distinção entre os sexos. Essa é nova medida adotada pelo colégio Pedro II, escola federal do Rio de Janeiro, sobre o uso do uniforme escolar. A mudança, na prática, permite que qualquer estudante, independente do sexo, possa ir a aula de saia ou de calça.
Até então, o uniforme para o sexo masculino era uma calça de brim e uma camisa branca, enquanto para o sexo feminino era uma saia e uma camisa branca com detalhes azuis. Em 2014, entretanto, um grupo de meninos foi a aula de saia, em protesto após uma aluna transgênero que estava de saia ter sido obrigada a vestir calça.
Em uma portaria publicada neste mês, o reitor da escola estabeleceu os dois conjuntos de uniforme como opções abertas para qualquer estudante. Segundo ele, a medida cumpre uma resolução do Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT, órgão do Ministério da Justiça.
O reitor ainda afirmou que a medida contribui para que não haja sofrimento ou constrangimentos de qualquer estudante, levanta o debate sobre tolerância e representa a capacidade “de evoluir e de inovar”.
Ainda segundo o reitor, não houve nenhuma manifestação negativa feita por pais de alunos à reitoria.
Fonte: DOL
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!