O novo coronavírus avançou significativamente nos últimos dias, chegando com muita força na Europa e nas Américas, colocando autoridades brasileiras em alerta, uma vez que os casos estão crescendo exponencialmente a cada dia no Brasil. Por isso – além das medidas de higiene pessoal, evitar contatos físicos e aglomerações – fortalecer o organismo é uma atitude importante. Isso pode ser feito por meio de alguns alimentos, reconhecidos pela Ciência como aliados do chamado sistema imunológico inato – nossa linha de frente de defesa, formada por células que atacam qualquer tipo de vírus e bactérias.
O sistema imunológico é composto também pela mucosa que reveste nossos tecidos, onde estão presentes as imunoglobulinas. “Elas atuam como armas do nosso organismo contra agressores”, diz a nutricionista funcional, Paula Zauli. Segundo ela oferecer compostos bioativos, fitoterápicos, vitamina C, zinco e probióticos é uma forma, comprovada cientificamente, de manter o organismo mais forte para a luta contra infecções.
Shot poderoso
Uma boa receita para fortalecer as defesas do organismo é feita com água morna, limão, açafrão e uma pitada de pimenta do reino. Pela manhã o composto pode ser preparado com 50 mls de água morna e limão, uma colher de chá de açafrão e mais uma pitada de pimenta do reino, que vai ajudar na absorção dos componentes do açafrão. A mistura deve ser tomada em jejum. Vale a pena também não descuidar de alimentos que desempenham ação antiviral natural. “O alho ajuda a fortalecer o sistema imunológico, assim como o gengibre, que pode ser usado em caldos, sucos, ou polvilhado nos alimentos”, diz a nutricionista.
Produzido pelas abelhas
Alimentos produzidos pelas abelhas como o própolis e a geleia real são também aliados quando a intenção é fortalecer o organismo. “Para as crianças, cinco gotas por dia de extrato aquoso de própolis, diluídas em água”, ensina Zauli. Para os adultos, são 20 gotas por dia do extrato de própolis alcoólico. “Os adultos também podem usar 1 grama de geleia real ao dia, de forma sublingual”, ensina a nutricionista.
Bactérias do bem
Os alimentos ricos em prebióticos contribuem para que nosso organismo cultive as bactérias do bem, que ajudam no bom funcionamento orgânico. A farinha de banana verde é um exemplo de alimento com essa função. Paula Zauli também destaca a importância dos sucos ricos em vitaminas C, como acerola, limão, laranja e das saladas, ricas em fibras, que beneficiam o intestino. “O intestino em bom funcionamento fortalece a imunidade.” Uma outra recomendação é tomar sol para manter bom nível de vitamina D, outro componente importante no fortalecimento do sistema imunológico. E quanto mais natural for a dieta, melhor. “Alimentação rica em industrializados e processados, com corantes e espessantes, fazem o organismo lutar para eliminar essas substâncias consideradas tóxicas, o que não ocorre com a alimentação saudável”, alerta a especialista.