Diante do embate sobre as ações preventivas, com partidários do presidente da República, Jair Bolsonaro, defendendo o afrouxamento das medidas de isolamento, e do outro lado governadores, prefeitos e autoridades da saúde pregando medidas fortes para evitar o contágio em massa, o novo coronavírus avança com mais mortes e outras tantas pessoas doentes no Pará. Epicentro da doença, Belém acumula 22 óbitos e 466 pessoas contaminadas. Mas a doença segue a passos rápidos rumo ao interior do Estado.
Até o início da tarde de ontem, 47 cidades registraram moradores com a Covid-19. A segunda cidade com mais confirmações é Ananindeua, segundo município mais populoso do Estado, com 75 casos e uma morte. Santarém, na região Oeste, desponta em terceiro lugar no ranking com 27 casos e dois óbitos. Parauapebas, no Sudeste, fecha a trinca de cidades do interior com mais casos: 15, porém, é, das três, quem registra a maior taxa de letalidade, 26,67%, após a quarta morte registrada ontem pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Cametá, Canaã e Rondon tem 100% de letalidade, porém, cada cidade teve apenas um caso confirmado e uma morte até então.
Oficialmente, o Pará tem 685 casos de Covid-19 e 34 mortes. Outros 328 exames estão em análise e 1.549 foram descartados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Os números que têm como fonte o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Sespa foram atualizados às 13h deste domingo, 19, com algumas retificações da Secretaria em relação aos dados informados em seus canais no último sábado. Até aqui, 11 crianças de até 9 anos testaram positivo. Entre o público idoso, que compõe o grupo de risco, são 145 infectados.
APARELHOS
O Governo do Estado informou que mais 400 respiradores foram comprados da China e também estarão chegando nos próximos dias. Com mais esse lote, aumenta o número de UTIs disponíveis. Além disso, o Governo anunciou que chegaram na noite de sábado, em Belém, 20 respiradores repassados ao Governo do Pará pelo Ministério da Saúde.
Os equipamentos irão compor as UTIs que serão montadas no Hospital de Campanha de Belém. A previsão é que mais oito respiradores, doados pela Suzano S/A, chegassem no último final de semana na capital paraense.
PACIENTE COM O NOVO CORONAVÍRUS
160 casos: Faixa etária entre 40 e 49 é a que tem mais registros de Covid-19 no Pará.
145 casos: Total de idosos atingidos pela doença com 60 anos em diante.
Fonte: www.diarioonline.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!