A Prefeitura de Parauapebas divulgou nesta sexta-feira (1º) que o município contabiliza 11 mortes em decorrência da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. É um número 57,1% superior ao que era observado no dia 27 de abril, quando havia sete registros.
A mais recente perda assinalada pela “Capital do Minério” é um homem de 74 anos que foi atendido no Hospital Geral de Parauapebas (HGP) no último domingo (26) e morreu no mesmo dia. Ele era portador de hipertensão (pressão alta). O caso ainda está sob análise.
Antes disso, na quinta-feira (29), um homem de 51 anos com histórico de hipertensão e outro de 34 sem comorbidades entraram para a triste estatística no município. Ambos estavam internados.
CASOS CONFIRMADOS
Terceira cidade mais afetada pela Covid-19 no Pará, atrás apenas de Belém (2.297) e Ananindeua (384), ambas situadas na Região Metropolitana, Parauapebas registra 144 diagnósticos positivos no último informe epidemiológico.
Desses, 11 foram confirmados nesta sexta-feira (1º), sendo sete homens, três mulheres e uma criança de um ano que não teve o sexo revelado. Na comparação com a última segunda-feira (27), foram contabilizados 35 novos casos, dado que reflete acréscimo de 32,1%.
Um homem de 56 anos com histórico de cardiopatia, referência genérica às doenças que afetam o coração, e outro de 67 com hipertensão estão internados, mesma situação de outras 22 pessoas no município. O estado de saúde dos pacientes não é sabido.
DRIVE-THRU
Nos próximos dias, Parauapebas deve oferecer um drive-thru de testagem para o novo coronavírus. A iniciativa é da prefeitura, em parceria com a mineradora Vale.
No drive-thru, serão realizados testes de PCR, capazes de detectar o vírus causador da Covid-19. Nele, os pacientes poderão realizar o exame sem sair do carro. Conforme a prefeitura, o teste deve ser aplicado em casos suspeitos, que são 122 na cidade até a última atualização.
No último sábado (25), o prédio do Centro de Gestão Ambiental, situado no bairro Cidade Jardim, foi vistoriado para analisar as condições e iniciar o projeto de implementação de um laboratório e o espaço para a testagem.
SITUAÇÃO NO PARÁ
O Pará registrou 39 novas mortes por coronavírus em 24 horas nesta sexta-feira (1º) e o número total subiu para 263 desde o início da pandemia, de acordo com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa). Ao todo, são 3.359 casos confirmados da doença no estado.
Em levantamento, o Portal Correio de Carajás constatou que, entre os casos positivos, há 411 pacientes internados, sendo 218 em leitos clínicos e pediátricos, 190 em UTIs (dos tipos adulto, pediátrica e neonatal) e seis em unidades intermediárias.
O mais recente boletim da Sespa aponta, ainda, 2.168 casos descartados, 353 em análise e 1.592 pacientes que se recuperaram da doença. Isso representa 47,3% do total de infectados. (Da Redação)
Fonte: correiodecarajas.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!