Agora disparou. Subiu para 26 o número de mortes causadas pela Covid-19 em Marabá, de acordo com o informe epidemiológico revelado na noite desta quinta-feira (7). Os dados apontam, ainda, que o município soma 148 diagnósticos da doença no total. Pela primeira vez, Marabá empata com Parauapebas nas estatísticas. A “Cidade de Francisco Coelho”, entretanto, apresenta quantidade inferior de casos confirmados do novo coronavírus se em contraste com a vizinha.
Na comparação com esta quarta-feira (6), foram contabilizados 29 novos casos e dez mortes causadas pelo novo coronavírus em Marabá. As vítimas fatais são sete homens e três mulheres com idades que variam de 45 (mais novo) a 75 anos (mais velho).
Em 24 horas, o número de pacientes que evoluíram para óbito cresceu 62,5% no comparativo com o epidemiológico anterior. Nas confirmações, a elevação foi de 24,36% em 24 horas, muito superior às médias estadual e nacional de 7,44% e 6,47%, respectivamente.
Do total de infectados, 76 estão em isolamento domiciliar, 18 estão internados, quatro estão em UTI e 24 se recuperaram. O índice de cura na cidade está calculado em 16,41%. Há, ainda, 52 casos descartados e 26 sob análise, sendo destes 24 internados e dois em UTI.
No fim da tarde, a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) comunicou, via Twitter, que o Hospital de Campanha instalado no Carajás Centro de Convenções estava atendendo 17 pacientes. Até então, no total, 40 foram assistidos, 17 receberam alta e quatro foram transferidos.
Parauapebas, por seu turno, registra 266 casos da doença, 42 internados, 88 em isolamento domiciliar, 110 recuperados, 26 óbitos, 250 casos descartados e 42 em investigação.
SUPERLOTAÇÃO
Em vídeo disseminado nas mídias instantâneas, a médica cirurgiã Tatiana Carvalho pondera que Marabá alcançou a fase crítica de assistência à Covid-19, posto que os hospitais do município vivem estado de superlotação, ao passo que o número de infectados aumenta.
De acordo com a médica, além da rede hospitalar abarrotada de pacientes graves ou com sintomas, outro desafio é barrar a subnotificação, que ocorre quando o número de casos apresentados é inferior à realidade.
ISOLAMENTO
Na quarta-feira (6), a taxa de isolamento social em Marabá atingiu 41,8%. Parauapebas ficou um pouco na frente, com 42,3%. Esta é a medição mais atualizada da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), repartição da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).
A nova indicação mostra que a população de Marabá passou a obedecer às medidas de restrição, visto que na terça-feira (5) o índice era de 41% na cidade. Em Parauapebas, todavia, houve queda de 0,6% no confinamento. As taxas ainda estão distantes da meta de 70%.
SITUAÇÃO NO PARÁ
O Pará registrou 78 novas mortes por coronavírus em 24 horas nesta quinta-feira (7), e o número total subiu para 488 desde o início da pandemia. Ao todo, são 5.935 casos confirmados da doença no estado. O índice de letalidade é de 8,22%.
O mais recente boletim da Sespa aponta, ainda, 2.692 casos descartados, 372 em análise e 3.233 pacientes que se recuperaram da doença. Isso representa 54,47% do total de infectados. (Da Redação)
Fonte: correiodecarajas.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!