As entidades confirmaram que já conseguiram arrecadar o valor referente a 2.500 kits, mas que a meta é de 5 mil kits para doação à rede pública. O material, juntamente com álcool em gel, EPI’s e outros insumos, continuará a ser repassado à SMS nos próximos dias, tão logo sejam entregues pelos fornecedores.
A entrega da primeira leva contou com a presença do secretário de Saúde, Luciano Dias, os presidentes da Acim e Conjove, respectivamente Raimundo Júnior e Ergino Ferreira, e outros membros da diretoria das entidades.
Dentro da Associação Comercial a campanha foi batizada de “Eu sou Solidário – #NossoNegócioÉaVida” e deixou livre os comerciantes para ajudarem com a quantia que pudessem doar. Mais de R$ 165 mil já foram arrecadados e a busca por adesões continua.
Cada kit é composto por 18 cápsulas de cloroquina 150mg, 4 de Ivermectina 6mg e 5 Cápsulas de Zinco 30 mg. “É a demanda que a Prefeitura nos solicitou e que estava tendo dificuldades em comprar. Até quarta-feira da próxima semana entregamos todos os 2.500 kits”, explicou Emerson Rocha, da diretoria do Conjove.
Os itens do receituário padrão que não estão nele, serão complementados pela Prefeitura, que os tem em estoque. O procedimento para distribuição respeitará o protocolo já em prática pela Secretaria de Saúde, via atendimento e receitas, de forma controlada.
O prefeito Tião Miranda, em suas falas públicas ao longo da semana já havia anunciado que o Município irá intensificar a entrega de medicamentos e que não iria faltar a nenhum dos pacientes de covid em Marabá. Na ocasião, disse que receberia importante apoio da iniciativa privada nesse sentido.
“O Município também está criando um protocolo para atender imediatamente, nos próximos 30 dias, e fazendo uma licitação grande, para que possamos ampliar a oferta do medicamento”, disse o secretário Luciano Dias, ao agradecer o apoio da Acim e Conjove. (Da Redação)