Para reduzir a o impacto da crise econômica causada pela covid-19, o governo dinamarquês lançou um pacote econômico de verão. O valor dos gastos pode chegar a 100 bilhões de coroas dinamarquesas (DKK).
O acordo para o pagamento da quantia de DKK 20 mil (cerca de R$16 mil) brutos, antes do desconto dos impostos, para os cidadãos dinamarqueses foi firmado na última segunda-feira, 15, com apoio dos partidos da base e da oposição ao governo da primeira-ministra, Mette Frederiksen, do Partido Social Democrata.
O dinheiro, que será depositado nas contas dos trabalhadores do país, sairá de um fundo de férias, alimentado pelos contribuintes que têm uma taxa descontada por dia de trabalho. Cerca de DKK 100 bilhões alimentam esse fundo, criado em 2019 quando a Dinamarca mudou para um novo sistema de pagamento do direito trabalhista.
Além dos trabalhadores da ativa, estão incluídos neste pacote os aposentados e estudantes do país, que receberão cheques isentos de impostos no valor de DKK 1000, aproximadamente R$ 790.
A medida tomada pelo governo é uma tentativa de recuperar a economia do país causada pela pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o ministro das Finanças, Nicolai Wammen, por questões técnicas, o dinheiro estará disponível até outubro deste ano. Mesmo assim, ele incentivou os dinamarqueses a começarem a gastar desde já, com a certeza de que o dinheiro será depositado em breve.
Fonte: G1