Badalado

Notícias

Sul apresenta aceleração de morte por Covid-19, enquanto região Norte registra queda

A região Sul do país é a única que ainda apresenta aceleração de morte por Covid-19, segundo o levantamento apresentado pelo consórcio de veículos de imprensa. De acordo com os dados divulgados, Centro-Oeste acompanha o Sudeste como áreas onde a variação de óbitos em 14 dias está estável.

Os índices divulgados no último domingo,2, apontaram que o Sul sinalizou aceleração de 37% na variação de 14 dias. Nesse mesmo espaço de tempo, a variação do Centro-Oeste caiu para +11%, revelando estabilidade, igualmente ao Sudeste (-3%). Já Norte e Nordeste permaneceram como os únicos locais em declínio, com -36% e -16% respectivamente. O Brasil manteve estabilidade (oscilação de -3% em 14 dias) com média móvel de 1.011 mortes/dia na última semana.

A média móvel dos óbitos, que calcula a média de registros observada nos últimos sete dias, é a operação mais adequada e indicada pelos especialistas para verificar a tendência dos dados, por nivelar as oscilações dos números durante a semana. Esse modelo de análise foi adotado pelo consórcio de imprensa para sondar os dados brasileiros.

Conforme o método de análise, quando a diminuição do índice apresentar mais que 15%, durante duas semanas – ou seja, 14 dias – é possível afirmar que houve queda no território em pesquisa. Se os números apresentarem mais do que 15%, então existe aceleração da epidemia. Já os valores intermediários apontam à estabilidade.

 

Fonte: Uol

Fonte: romanews.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>