Badalado

Notícias

GOLPES DE VENDAS DE VEÍCULOS PELA INTERNET AUMENTAM

Casos de golpe envolvendo venda de veículos por meio de sites e plataformas digitais não são novidades. Mas, mesmo antigo, este tipo de golpe continua fazendo vítimas em Marabá e região.

O empresário Sérgio Neves, tem uma loja de venda de motocicletas, na Nova Marabá. Ele trabalha nesse ramo há mais de 30 anos e conta que bandidos estão se passando por vendedores de sua loja para aplicar o golpe.

“Nas últimas semanas eu tive mais de 30 pessoas ligando. Depois que cai no golpe liga para a gente, mas a gente não tem o que fazer. A minha empresa não pede nenhuma antecipação de valor, não pede adiantamento para reservar motocicleta, fiquem atentos”, alerta o empresário.

O golpe consiste da seguinte forma: o bandido anuncia a moto para a venda na internet, a pessoa para garantir o veículo (bem abaixo do preço de mercado) tem que dá uma entrada em torno de R$ 1.500, inclusive com a possibilidade de pagar o restante do valor do veículo através de promissória. A vítima dá a entrada, mas quando vai a loja buscar o veículo se dá conta que caiu em um golpe.

“Eles alegam ter a motocicleta para vender, pedem uma entrada pequena, prometem que vão entregar a moto onde você quer, não cobra frete e fala que faz em promissória, sendo que a minha loja não faz promissória, a gente vende só através de financiamento”, explica Sérgio Neves.

Já o empresário Leandro Diniz da Silva é proprietário de uma loja que vende automóveis. Os criminosos usaram a foto do perfil dele para dar golpes, com promessas de facilidades para compra do carro seminovo.

“Eles pegaram uma foto minha que tem o meu perfil e estão oferecendo carro, oferecendo vantagens, carro em boleto, a pessoa deposita um valor na conta dele. O que eu falo com as pessoas é que não existe milagre, existe a forma correta, que é a vista, financiado, consórcio”, explica Leandro da Silva.

O empresário orienta que as pessoas interessadas em adquirir um veículo tem que ir pessoalmente a loja, porque os golpistas procuram pessoas que querem facilidade. “Vá checar pessoalmente, porque momento algum eu vou pedir para alguém depositar dinheiro na minha conta, a gente não trabalha dessa forma. Essas pessoas que querem muita facilidade têm que prestar atenção também. Tanto o lojista quanto o cliente se tornam vítima do golpe”.

INVESTIGAÇÃO

O delegado Márcio Brasil, da Polícia Civil, orienta que é importante que nenhum consumidor faça compra sem averiguar se realmente essas lojas estão praticando essas facilidades. “Liga para a loja, procure falar com o gerente, vá na internet e procure o número fixo da loja. Se você tiver em Marabá e a loja for em Marabá, saia de sua casa e vá até a loja, porque os golpes virtuais, estão cada vez mais presentes nas nossas vidas e o combate a eles, é de extrema dificuldade, porque os golpistas podem nem sequer estar em Marabá”.

Márcio Brasil afirma ainda que é importante as pessoas que tenham caído nesse golpe que procurem registrar Boletim de Ocorrência, o que pode ser feito na delegacia virtual, onde tem um campo específico para estelionato.

Fonte: https://rbamaraba.com.br/



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>