Esta semana, o delegado Thiago Carneiro, superintendente regional de Polícia Civil em Marabá, apresentou os números das ações policiais e dados sobre a violência em Marabá e região. Nada menos de 72 prisões foram realizadas nos 31 dias do mês de julho, quando forma realizadas 13 operações policiais. Isso pode ter contribuído para que os números de assassinatos tenham caído em nada menos de 42% na região e 67% apenas em Marabá.
De acordo com o delegado, as prisões realizadas em julho foram compostas por 51 mandados de preventiva e outras 21 em flagrante. Apenas em Marabá, foram cumpridos 39 mandados, o que representa mais de uma prisão por dia apenas dentro do município.
Além disso, a Polícia Civil apreendeu quase 6 kg de drogas e cinco armas de fogo. “Como consequência, caíram os números de criminalidade”, resume o delegado, acrescentando que em Marabá, no mês de julho 2019, foram registrados 12 homicídios, e agora ocorreram quatro, dos quais três acusados estão presos e um já está identificado.
Por outro lado, em toda a região de abrangência da Superintendência Regional do Sudeste Paraense foram contabilizados 28 homicídios em julho de 2019, contra 16 deste mês de julho.
Delegado Thiago Carneiro chamou atenção também para o fato de que, em Marabá, a Operação Araneo vem fazendo uma varredura nos mandados de prisão em aberto, uma busca nos bancos de dados. Com isso, os roubos também caíram.
Segundo ele, tanto o Disque Denúncia quanto as redes sociais têm se revelado como ferramentas importantes no combate à criminalidade.
No Pará
Números da Polícia Militar mostram também que o mês de julho foi o mais tranquilo dos últimos 10 anos. É o que está registrado nos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que somou 172 registros no mês passado. Desde 2010, quando essa contabilização começou, nunca houve um mês de julho com menos casos. Aliás, todos os meses deste ano até aqui apresentam indicadores menores desde 2010.
SAIBA MAIS
Os 16 municípios que integram a Superintendência Regional do Sudeste do Pará são Marabá, Canaã dos Carajás, Parauapebas pebas, Curionópolis, Eldorado do Carajás, São Geraldo do Araguaia, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará, Itupiranga, Nova Ipixuna, Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins.
(Chagas Filho com informações de Evangelista Rocha)
Fonte: correiodecarajas.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!