A AstraZeneca suspendeu os testes de estágio final de sua aguardada candidata a vacina contra covid-19 após uma suspeita de reação adversa séria em um participante do estudo, afirmou o site de notícias de saúde Stat News nesta terça-feira (8).
O site citou um porta-voz da AstraZeneca afirmando que o “processo de revisão padrão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança”.
O estudo testa uma potencial vacina contra a covid-19, desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com pesquisadores da Universidade de Oxford em locais como Estados Unidos, Brasil e Reino Unido, onde o evento adverso foi reportado.
e segurança e eficácia para suas vacinas experimentais, apesar da urgência para conter a pandemia do coronavírus.
As empresas, incluindo a AstraZeneca, a Pfizer e GlaxoSmithKline, emitiram o que chamaram de um “compromisso histórico” após o aumento de preocupações de que os padrões de segurança possam ser deixados de lado diante da pressão política para que uma vacina seja aprovada.
As empresas disseram que vão “manter a integridade do processo científico enquanto trabalham em direção a potenciais conclusões e aprovações globais regulatórias para as primeiras vacinas contra a Covid-19”.
As outras signatárias foram Johnson & Johnson, Merck, Moderna, a Novavax, Sanofi e BioNTech.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que já recebeu uma mensagem da AstraZeneca, que comunicou a interrupção dos estudos a todos os países participantes dos testes. Em nota, órgão brasileiro afirmou que vai aguardar mais informações do laboratório para se pronunciar oficialmente.
Fonte: oliberal.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!