Após uma enxurrada de denúncias sobre pessoas que estariam cobrando para guardar lugar na fila da agência da Caixa Econômica Federal, no Núcleo Marabá Pioneira, a Guarda Municipal de Marabá apreendeu cadeiras e caixotes usados com esse fim, por volta das 21 horas desta quinta-feira (22). Os envolvidos no esquema da fila fugiram assim que a viatura da GM chegou ao local.
Segundo o guarda municipal Cassio Rafael Aguiar, os agentes receberam a denúncia por meio do 153 e se dirigiram à agência para averiguar a situação. “As informações davam conta de que os donos das cadeiras cobravam de R$ 50,00 a R$ 70,00 para guardar o lugar na fila, e ainda coagiam quem tentasse ‘furar’. Apesar de os denunciados terem fugido do local, o material foi apreendido e será incinerado posteriormente”, informou Aguiar.
Como a ação era realizada fora do expediente da Caixa, os servidores da agência nada podiam fazer sobre a situação. O GM Aguiar acredita que os ‘guardadores de lugar’ podem ser pessoas que não possuem uma ocupação fixa, como usuários de drogas, por exemplo. Até o momento, as cadeiras não foram reclamadas.
As filas quilométricas se tornaram uma realidade diária desde que o Governo Federal iniciou a liberação dos saques do Auxílio Emergencial. Vale lembrar que aqueles que que criaram a conta digital não necessitam ir às agências, pois podem movimentar o auxílio por meio de aplicativo.
Apesar de não ser tipificada como crime pelo código penal, a atividade poderia acarretar em tumulto e desordem, o que já configuraria crime conforme o item II do artigo 4º da Lei nº 1.802. Denúncias sobre casos semelhantes podem ser feitas pelo 153 ou pelos contatos do Disque Denúncias pelo telefone fixo (94) 3312-3350, pelo Whatsapp (94) 98198-3350 ou por meio do aplicativo “Disque Denúncia Sudeste do Pará”, que pode ser baixado para celular. (Zeus Bandeira)
Fonte: correiodecarajas.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!