Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos que não fizeram a primeira prova do Enem 2020, no último domingo, 17, devido a lotação das salas, poderão comparecer ao 2º dia de provas que acontece neste domingo, 24, ou mesmo solicitar a reaplicação das duas datas do exame.
De acordo com um balanço realizado pelo Inep, pelo menos 11 dos 14.447 locais de aplicação da prova, tiveram candidatos barrados devido as salas estarem lotadas e, por consequência, não seria possível garantir o distanciamento social no dia do exame. De acordo com o governo, os casos foram identificados em seis cidades (Curitiba, Londrina, Florianópolis, Canoas, Caxias do Sul e Pelotas), mas existem relatos de outras ocorrências além destas registradas inicialmente.
De acordo com a Justiça Federal, é direito dos candidatos impedidos por problemas logísticos, como salas lotadas, de solicitar a reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro, datas estas que já estão previstas no edital para a reaplicação de provas e realização do exame no Amazonas.
O Inep esclarece que os candidatos poderiam optar por:
– fazer a 2ª prova neste domingo e pedir a reaplicação da 1ª;
– não comparecer neste domingo, 24 e pedir a reaplicação das duas provas.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os candidatos barrados não precisam pegar nenhum comprovante para confirmar que foram impedidos de fazer o exame.
Com informações do G1
Fonte: romanews.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!