O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (17), que até 31 de julho serão entregues 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. O comunicado foi feito durante reunião virtual com governadores.
A declaração foi dada durante reunião virtual do Fórum Nacional de Governadores, organizada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT). O ministro Pazuello informou que 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, importadas da Índia; e 9,3 milhões de doses da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil, serão entregues ainda no mês de fevereiro.
Segundo o ministério da saúde, o cronograma geral leva em consideração a negociação de vacinas Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya, e a indiana Covaxin. As duas ainda não foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O ministério também avalia que para março, são aguardadas 18 milhões de doses do Instituto Butantan e outras 16,9 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, cujos contratos de aquisição devem acontecer ainda nesta semana.
A medida é uma resposta ao fato de que, nesta semana, algumas capitais brasileiras como Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) precisaram interromper suas campanhas de vacinação por falta de imunizantes. A reunião também teve como tópicos a ampliação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), assim como auxílio do governo federal aos estados na compra de remédios e equipamentos.
Fonte: romanews.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!