Após vistoria técnica realizada no início da tarde deste sábado (20), a Defesa Civil de Parauapebas interditou duas pontes sobre o Igarapé llha do Coco, que corta o município. Uma das estruturas fica localizada na Rua 10 e interliga os bairros União e Liberdade. A outra está localizada na Rua 11 e também dá acesso ao Bairro Liberdade.
Agentes do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) estão no local orientando motoristas e pedestres para acessarem a via alternativa para entrada e saída do bairro Liberdade, utilizando a Rua Perimetral Norte, com acesso pelo Bairro Rio Verde.
Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura de Parauapebas, as intervenções ocorrem por medida de segurança em função do grande volume de chuvas que cai durante esta semana. Nas últimas 24 horas foram 96.4 mm de água. Deve-se, também, ao aumento do nível do Rio Parauapebas, que atingiu 9.35 metros, cinco acima do normal.
Neste sábado foram realizados quatro atendimentos sociais e quatro mudanças de famílias que tiveram as residências comprometidas, sendo levadas para casas de amigos ou parentes. Duas das famílias desabrigadas – uma por deslizamento e outra por inundação – foram transferidas para o abrigo municipal, nas dependências da Escola Municipal Eduardo Angelim, conforme informou a assessoria de comunicação.
Um vídeo que circula em redes sociais mostra parte de uma casa atingida por deslizamento no Bairro Alto Boa Vista. A terra desceu com força, quebrando a parede e invadindo um dos quartos durante a madrugada.
Desde 2019 são mapeadas 91 áreas de risco em Parauapebas e, destas, mais de 60 são propensas a deslizamentos. Na última quarta-feira (17) haviam sido registradas duas ocorrências neste sentido, mas ambas de pequeno porte.
A Defesa Civil recomenda atentar-se aos sinais de deslizamento, evitar-se falar ao celular com o aparelho ligado à tomada e guardar pertences pessoais, como documentos e dinheiro, em sacolas plásticas, o que pode facilitar uma locomoção mais rápida em caso de necessidade.
Emergências e situações adversas devem ser relatadas pelos números da Defesa Civil – 199 e (94) 3356-2597.
Fonte: correiodecarajas.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!