Badalado

Notícias

Trabalhadores da educação mantêm protestos em Marabá

Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) vai realizar um ato público, amanhã (26), às 8h30, na entrada do bairro Velha Marabá, para dá prosseguimento a uma extensa pauta de reivindicação junto a gestão do prefeito Tião Miranda (PSD), em Marabá, no sudeste do Pará, em uma queda de braço, que se arrasta há vários meses, na busca de uma solução para o problema.

Com o tema “Em defesa de nossos direitos, já!”, a Coordenação local do Sintepp espera contar com a presença de diversos educadores no movimento. Os principais pontos de pauta são o enquadramento do valor do piso do magistério 12,84 %; pagamento de 45 % do restante do retroativo do piso salarial; pagamento de retroativo para aposentados e cedidos do quadro do magistério; reajuste dos profissionais de ensino médio (auxiliar de secretaria) e fim da escala 12x 36 dos vigilantes.

De acordo com o Sindicato, o ato público vai cobrar ainda a equiparação na Jornada de trabalho dos agentes de serviços gerais; escala de 6 horas para os agentes de portaria e o pagamento das progressões e promoções horizontais. Segundo os organizadores, os servidores enquadrados como ensino médio estão há 5 anos sem reajuste salarial.

O cenário sanitário, político e econômico do Brasil, em 2021, provocado pela Covid-19, está fazendo os prefeitos e governadores pisarem em “casca de ovo” na hora de conceder reajuste salaria a servidores, devido ao iminente risco de cortes nos recursos federais da educação pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido). O Portal Debate Carajás não conseguiu contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Marabá.

Crédito: Whatsapp

Fonte: debatecarajas.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>