Badalado

Notícias

Linha Verde: Poluição de rios provoca risco de enchentes

Os motivos que ocasionam enchentes podem ser tanto naturais quanto por ações dos seres humanos, como o descarte de lixo feito incorretamente que gera o acúmulo em áreas urbanas e nos rios, se tornando uma das principais causas de enchentes em diversas cidades.

Como a poluição de rios eleva o risco de enchentes?

Durante períodos de chuvas fortes, o nível dos rios aumenta e quando está poluído, o lixo tende a ficar entulhado em certas áreas, formando represas que acumulam mais água e desviam o fluxo do rio.

Se muito lixo se acumula no leito, então o nível natural do rio também se torna mais alto. Como resultado, as enchentes são muito mais frequentes, fazendo os rios transbordarem e provocar alagamentos nas áreas urbanas.

Devido ao alagamento de ruas a população pode ficar completamente ilhada e desabrigada e sujeitas a uma série de doenças transmitidas pela água contaminada, proporcionando problemas de saúde às pessoas atingidas.

Além dos danos humanos, as enchentes provocam danos estruturais, como ruas bloqueadas, impedindo o tráfego de veículos e a passagem de pedestres, destruição de casas, pontes, postes e veículos.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998), que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências, causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora é crime, passível de multa, detenção e reclusão.

O Disque Denúncia Sudeste do Pará em convênio com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (SEMMA), criou o programa Linha Verde que é específico para o recebimento de denúncias sobre crimes ambientais.

Além do recebimento de denúncias, o programa tem o objetivo de conscientizar a população sobre os crimes ambientais e os danos que suas ações podem causar.

Para realizar as denúncias anônimas a população pode entrar em contato com a central de atendimento através do telefone fixo e WhatsApp (94) 3312-3350, ou pelo aplicativo do Disque Denúncia Sudeste do Pará disponível para IOS e Android.

Fonte: debatecarajas.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>