A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã desta sexta-feira, dia 16, quase 5 quilos de ouro em barras que estavam sendo transportadas na bagagem de um passageiro num ônibus de viagem. O material não tinha origem comprovada ou documentação, razão pela qual foi apreendido, assim como o portador foi detido. O ônibus em questão fazia a linha Belém-Goiânia e estava no trecho para Redenção, mas foi parado no posto da PRF na BR-155, em Marabá.
Segundo o policial rodoviário Lúcio Neto, esse tipo de abordagem é corriqueira e visa combater o contrabando de drogas, armas de fogo e mercadorias ilegais.
Na entrevista com um dos passageiros, os policiais perceberam que o mesmo reagiu de forma estranha e se mostrava nervoso e apreensivo. Isso levou os profissionais a terem maior atenção com a bagagem do mesmo, porém o ouro estava dentro das botas do homem. A vistoria minuciosa deu resultado.
O viajante alegou ter pego as barras de ouro em Belém, que as mesmas teriam origem fora do país e que deveria transportá-las para Palmas (TO).
Por ser um crime de competência federal, a PRF apresentou o ouro e o homem detido na Delegacia de Polícia Federal, na Nova Marabá, para os procedimentos cabíveis.
Segundo a Polícia Federal, o Pará está em duas rotas do ouro. A primeira é internacional: o dinheiro que se ganha ilegal nos garimpos de Suriname e Guiana Francesa entra no Brasil por Belém. (Reportagem: Evangelista Rocha / Texto: da Redação)