No período de 16 a 20 de agosto, uma equipe do Grupo Agropecuário Técnico Tático e Operacional (Gatto), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), apreendeu e inutilizou 1.672 quilos de produtos lácteos e 450 kg de produtos cárneos, todos impróprios ao consumo humano, além de 12.100 kg de farinha de carne e ossos com embalagem irregular.
A operação foi realizada em municípios da região Sudeste, voltada à fiscalização e vistoria de lacticínios e estabelecimentos irregulares que beneficiam alimentos e subprodutos de origem animal , abrangendo cinco municípios: Goianésia do Pará, Breu Branco, Tucuruí, Marabá e Eldorado do Carajás.
Durante a Operação foram fiscalizadas sete empresas, sendo cinco laticínios, uma unidade de beneficiamento de resíduos de bovinos e uma fábrica de embutidos de carne, que foram interditados por não apresentarem a documentação sanitária exigida pelos órgãos competentes. Também foram constatados outros crimes, como poluição ambiental e comercialização ou depósito de produtos impróprios ao consumo humano. Além das autuações da Adepará, foram instaurados quatro procedimentos policiais.
Estabelecimentos foram interditados pelos fiscais.
Para ter garantia de um produto fabricado em estabelecimento registrado e em boas condições, o consumidor pode conferir os selos de inspeção impressos na embalagem. São eles:
– Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
– Serviço de Inspeção Estadual (SIE), da Adepará
– Registro Artesanal, da Adepará
– Serviço de Inspeção Federal (SIF)
– Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi)
Fonte: romanews.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!