Na porção norte do Pará, as chuvas deverão oscilar entre 50 e 200 milímetros. Na porção sul, onde o período chuvoso se inicia este mês, o índice de precipitação atingirá acumulados de até 250 mm. Por outro lado, na região do Baixo Amazonas, as chuvas permanecem dentro do considerado normal, com chuvas entre 50 mm e 150 mm.
De acordo com informações do portal Metrópoles, 15 Estados e mais o Distrito Federal devem ficar em estado de atenção, nesta segunda-feira (11), por causa das chuvas intensas.
Pará, Amazonas, Bahia, Maranhão, Piauí, Roraima, Tocantins e o Distrito Federal devem ter chuvas intensas, com riscos de menor severidade e alerta amarelo, considerado intermediário.
Já São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás correm risco de tempestade, com chuva entre 30 a 60 milímetros por hora.
Hoje é o segundo dia consecutivo que o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) emite alerta para chuvas intensas e temporais.
Apesar do alerta, o órgão disse que não há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.
No caso das chuvas intensas, os riscos são de menor severidade, mas continuam exigindo atenção. A chuva fica entre 20 e 30 milímetros por hora com ventos intensos — entre 40 e 60 quilômetros por hora. O alerta é amarelo, considerado intermediário.
Proteção
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
– Em caso de acidente, procure ajuda junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).