Uma grande ação social que tem feito a diferença por todo o Pará ao oferecer, gratuitamente, atendimentos de clínica geral, odontologia, oftalmologia e exames de ultrassom. É o que o Instituto Miguel Chamon está trazendo para Marabá pelos próximos dias, iniciando pelo complexo Morada Nova nesta sexta-feira, dia 5 de novembro. Tudo isso em duas carretas móveis que carregam os consultórios médicos, equipamentos e tudo o que é necessário para atendimento de excelência à população. O serviço é trazido pelo deputado estadual Chamonzinho.
As senhas para consultas – clínica geral, oftalmologia, odontologia e exames de ultrassom – começarão a ser entregues a partir das 6 horas da manhã, por ordem de chegada.
Com uma estimativa de mais de 500 atendimentos médicos em clínica geral, odontologia, oftalmologia e exames de ultrassom por dia, a estrutura será montada em frente ao Ginásio Erlon Carlos da Silva.
Um dos destaques é que além da consulta de vista, o Instituto dará a prescrição de óculos de grau e os óculos completos a todas as pessoas atendidas, os quais serão entregues posteriormente, em até 40 dias.
As carretas estão vindo de Parauapebas, última cidade atendida, onde a passagem por vários bairros garantiu o atendimento de milhares de moradores que vinham necessitando desse atendimento e encontravam dificuldades na rede pública. A ultrassonografia, por exemplo, um exame muito necessário, inexiste na realidade pública de muitas cidades, ou quando existe é marcada para meses depois.
INSTITUTO
O Instituto Miguel Chamon é uma iniciativa do hoje deputado estadual Wenderson Chamon (Chamonzinho), quando ele ainda era vereador em Curionópolis, em 2003. A entidade, que leva o nome do avô do parlamentar, inicialmente oferecia serviços de capacitação profissional e assistência em saúde. Chegou a formar 1.200 jovens em cursos de informática.
Entre 2008 e 2016, o Instituto esteve sob a gestão do município. O parlamentar, que era o prefeito na época, transformou a entidade em um posto de saúde.
Em 2019, a entidade inaugurou nova sede naquela cidade, na Rua das Palmeiras, e passou a contar com convênio com o Governo do Pará para o atendimento itinerante que hoje é realizado em larga escala.