A castração de animais domésticos, como cães e gatos, é hoje um dos principais caminhos para diminuir o número de animais abandonados nas ruas de grandes cidades. Além de ajudar no controle populacional, a medida também traz inúmeros benefícios para os animais, diminuindo o risco de doenças, fugas e brigas.
Para ajudar a resolver esses problemas que afligem animais e humanos, Marabá passou a contar desde 5 de novembro com um novo Centro de Esterilização de Cães e Gatos. O prédio funcionará dentro da estrutura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na Avenida 2000, Belo Horizonte, núcleo Cidade Nova.
A inauguração do novo espaço foi comemorada pelos representantes de ONG e grupos protetores de animais do município. “É um grande avanço para a causa animal em Marabá. A gente diminui as ninhadas indesejadas de cadelas e gatas que proliferam doenças e abandonos. A questão do abandono é extrema ainda na cidade e as pessoas precisam ter consciência. A castração faz bem para a qualidade de vida e evita doenças aos animais”, destaca Deyse Araújo, coordenadora da ONG Patinhas de Rua.
O Centro de Esterilização de Cães e Gatos é composto de uma sala de tricotomia e anestesia, uma sala de esterilização, uma sala de expurgo (onde se guarda os materiais em segurança, antes da esterilização), duas salas para a realização do procedimento cirúrgico, uma sala de recuperação de animais, e vestiários masculino e feminino.
“É uma obra que tem uma importância grande para sociedade. Esse centro fará o controle da população e dará um tratamento mais humano aos animais. Ficamos felizes, porque conseguimos entregar ele todo equipado, como equipamentos novos, e os veterinários e técnicos estão motivados para trabalhar”, comenta o prefeito de Marabá, Tião Miranda.
O espaço também contempla um tapiri (sala de espera em área aberta) para recepção das pessoas que levam os animais. O CCZ é composto atualmente por quatro veterinários, sendo dois aptos a realizar os procedimentos cirúrgicos. O novo local também conta com equipamentos novos como mesa cirúrgica, armários, bisturi elétrico, foco cirúrgico (que ilumina para cirurgia), autoclaves, material para esterilização, entre outros.
“Hoje o CCZ está fazendo essa inauguração que trará um novo serviço para população, evitando o acúmulo de animais, diminuindo acidentes, diminuindo o número de patógenos, diminuindo a população dos animais errantes para aqueles que não tem condição de levar seus animais para clínica para fazer uma cirurgia”, destaca o veterinário Flávio Ferreira da Silva, coordenador do CCZ.
Ele explica ainda que a prioridade do atendimento será dada prioridade para as pessoas que adotem os animais no CCZ, ONG, grupos e para a população mais carente. A previsão é de que se castre em média 40 animais por semana. Inicialmente, os agendamentos funcionarão por Whatsapp através do número (94) 3324-4411, sendo sempre feito no fim do mês para as vagas do mês seguinte. Para o mês de novembro, todas as vagas já foram preenchidas.
“Sentimos essa demanda. Em 1h que abriu o chamado no whatsapp foram mais de 600 mensagens. Então, isso é uma demanda da população. Que a população tem interesse e que trás benefícios para todos, humanos e animais”, pontuou o vice-prefeito Luciano Lopes Dias.
O Centro de Esterilização já passou a funcionar a partir de sábado (6). O secretário de Saúde de Marabá, Valmir Moura, enumerou que a obra junto a outros cuidados adotados pela gestão refletem na saúde do município como um todo. “Obra muito importante, a gente sabe que hoje temos muitos animais de rua. Esse Centro contribui muito para controlar cães e gatos. Também temos uma cidade limpa, que não tem lixo na rua, que o caminhão passa sempre para recolher. Temos investido na saúde. Todos esses fatores juntos têm grande importância e trazem muitos benefícios para população”, conclui.
Os próximos agendamentos serão nos dias 25 e 26 de novembro pelo Whatsapp com mensagens enviadas às 7 da manhã.