A Região do Rio Preto, zona rural do sudeste do Pará, vem sofrendo com o descaso da empresa Equatorial, antiga Celpa. A falta de manutenção na rede de energia resulta em postes quebrados e fios de alta tensão partidos em meio à via de acesso utilizada pelos moradores que trafegam pela localidade.
Outro fator que contribui para que a situação se agrave é a ausência dos serviços de poda de árvores próximas à rede elétrica. Por vezes, os próprios moradores precisam fazer mutirões para realizar poda de árvores que tocam a rede para amenizar os problemas no fornecimento de energia.
Além de terem suas vidas expostas a riscos, os moradores também amargam prejuízos econômicos. A produção de leite, que é uma das principais rendas dos pequenos produtores da região, está prejudicada. Tanques com milhares de litros de leite estão sendo perdidos pela falta de energia. O caso se repete com frequência.
Para Fran Suilton Castro, morador da Vila Maravilha, zona rural de Marabá, o descaso da concessionária preocupa os moradores.
“Temos muita dificuldade com falta de assistência. O risco é grande. Cai poste e fios ficam partidos no meio da estrada. Aqui não temos assistência nenhuma. Temos muitas perdas por falta de energia. A gente quer uma solução para este problema nosso”.
Para amenizar os riscos, os próprios moradores precisam fazer intervenção na rede para evitar que vidas sejam ceifadas, pois os fios partidos e os postes ficam no meio da via.
Diante desta situação, Fran Suilton ressalta que a maior preocupação é com a vida das pessoas, pois segundo ele, a população teme que a falta de manutenção na rede possa ceifar vidas na região.
“A gente tem medo que possa acontecer um acidente que possa trazer vítimas, por enquanto somente animais morreram por causa dos fios partidos. Nunca chegou a matar gente, mas se não tomar providencias pode acontecer. A gente liga pra Celpa mas eles não vem dar assistência”.
A Associação de Moradores do PA Maravilha e Região (Asprama) deve protocolar requerimento, junto à Equatorial, para que técnicos da empresa regularizem a situação com urgência. A Assessoria da Associação disse ainda que a instituição não havia feito solicitação antes porque estava desativada, mas que agora está regularizada e buscará medidas cabíveis para cobrar assistência para a região.
Em nota encaminhada ao Portal Debate Carajás após a divulgação da matéria, a Equatorial Energia Pará esclareceu o caso.
“A Equatorial Energia Pará esclarece que a falta de energia ocorrida no PA Maravilha, zona rural de Marabá, foi ocasionada por uma árvore que caiu sobre a rede elétrica, danificando o circuito, na sexta-feira (31). A árvore foi derrubada pelas fortes ventanias das chuvas que aconteceram na região.
A distribuidora acrescenta que, como consequência da chuva, o acesso para o local do ponto danificado estava intrafegável, não sendo possível realizar a substituição dos postes em tempo hábil. O serviço já está incluído na programação das equipes técnicas para ser executado assim que houver condições climáticas favoráveis para o manuseio da rede elétrica e acesso ao local.
Em tempo, a Equatorial lamenta pelos transtornos e informa que já existe um cronograma de plano de ação para a localidade, que inclui podas preventivas para o circuito que atende o distrito e limpeza de ramais. Esse plano está em execução desde a primeira semana do mês de dezembro de 2021.”
(Portal Debate Carajás)
Fonte: debatecarajas.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!