De acordo com o engenheiro civil Alex Amoury, fiscal da Sevop (Secretaria de Viação e Obras Públicas), responsável pela obra, a ampliação conta com dois laboratórios, macroscopia, administrativo, arquivo, recepção, esterelização, gerência, expurgo, auditório, departamento de materiais hospitalares e banheiros.
Quanto à construção nova haverá fundação e estrutura conforme projeto estrutural, cobertura metálica, telhamento com telha cerâmica e forro de PVC. O fechamento vai ser de alvenaria com chapisco, reboco e revestimento cerâmico. O piso vai ser de alta resistência com granitina, já as esquadrias serão portas de madeira e vidro temperado nas janelas. A instalação hidrossanitária e elétrica são completas, rede lógica, combate a incêndio e pintura.
ATENDIMENTO
Geraldo Barroso, diretor da Média e Alta Complexidade na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que o objetivo da prefeitura é melhorar a qualidade no atendimento às mulheres e consequentemente ampliar também o atendimento em Atenção Básica para os moradores da Folha 33 e bairros adjacentes.
“Vamos trazer pra cá, para a Folha 31, um Crismu novo. Com equipamentos e espaço novos. E esse espaço que está sendo construído é um laboratório projetado dentro da RDC [Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária] pra gente ter uma qualidade melhor, tanto na execução da técnica que nós usamos pra parte de oncologia citológica, quanto da precisão do resultado”, destaca o diretor.
Ele informa ainda, que o novo Crismu passará a funcionar com dois mamógrafos, com acomodações melhores. Mas também anuncia a abertura de mais uma UBS no município.
“Vamos ceder o espaço da Folha 33 para criar a UBS da referida folha, que ainda não temos, com certeza a população ficará bem assistida. E aqui na Folha 31 vamos ofertar serviços com mais precisão, outros exames necessários à saúde da mulher”, afirma.
A enfermeira Nayane Aguiar, gerente do Crismu, comemora as mudanças ressaltando a importância do centro para o atendimento à saúde da mulher.
“O Crismu hoje é um Centro de Referência Integrada a Saúde da Mulher e atende média complexidade, mas a estrutura física atual é um pouco limitada para o atendimento que pretendemos oferecer. O novo espaço significa ampliação dos serviços ofertados, com mais mamógrafos funcionando, mais consultórios médicos, estruturas adequadas para o atendimento à população, oferecendo segurança aos pacientes e aos profissionais também, além de um ambiente bonito” enfatiza a gerente.
Atualmente, o Crismu realiza mais de duas mil consultas ginecológicas por mês, oferecendo seis médicos para o atendimento. O centro oferece ainda exames de imagens, consultas de planejamento familiar realizadas por uma equipe multidisciplinar, exame de punção de mama para identificação de nódulo, antes feito somente por meio do TFD (Tratamento Fora de Domicílio), dentre outros serviços.
As obras de Reforma e Ampliação do Crismu estão orçadas em R$ 455.375,61, oriundos de recursos próprios da prefeitura.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Sérgio Barros