Badalado

Notícias

Frente fria que causou neve no Sul derruba temperaturas de SP e Campo Grande nesta sexta e de Rio e BH no sábado

A temperatura promete cair bastante nos próximos dias no Centro-Sul do Brasil. Ainda nesta sexta-feira (19), a frente fria que começou a influenciar o tempo na região desta a última quarta-feira (17) provocará registros negativos, neve e geadas na metade Sul do país.
Curitiba deve ser a capital mais fria da região Sul. A mínima prevista para o sábado (20) é de apenas 1ºC para a capital do Paraná. Por causa do ar polar que avança na região, Porto Alegre e Florianópolis também devem ter um final de semana gelado, com mínimas de 6ºC e 9ºC no sábado, respectivamente.

Abaixo, a previsão em algumas capitais

  • No Sudeste, São Paulo já deve ter uma noite de bastante frio logo hoje. A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que na capital paulista a temperatura vai cair progressivamente até cerca de 8ºC ao longo do dia;
  • No Rio de Janeiro, a mínima prevista para o sábado é de apenas 12ºC, enquanto que em Belo Horizonte, 10ºC;
  • Também no sábado (20), segundo o Inmet, a previsão é de geada no sul, sudoeste e em áreas isoladas do Mato Grosso do Sul. Além disso, o frio chega ao sul de Goiás;
  • Hoje, Campo Grande já amanheceu com os termômetros na casa dos 7ºC, situação que deve se repetir também amanhã;
  • Em Brasília, o frio deve vir com mais intensidade no domingo (21): apenas 11ºC é mínima prevista pelo Inmet.

Região Norte

E a passagem dessa frente fria também vai impactar o tempo na região Norte do país. A previsão da Climatempo indica que uma forte massa de ar polar que acompanha o fenômeno provocará uma “friagem” nesse parte do país.

No sul de Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas as temperaturas diminuem já nesta sexta (veja mais abaixo). Já a madrugada do sábado deve ser o dia mais frio para estas áreas. Rio Branco e Porto Velho devem registrar 17ºC de mínima no dia.

Sul

No domingo (21), ainda segundo o Inmet, o ar frio começa a perder força, mas parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina continuam com previsão de geadas.

Nordeste

Em grande parte do Nordeste, como de costume, não há muitas mudanças bruscas de temperatura durante esse final de semana.

Na região, o calor predomina e as máximas podem chegar até 36ºC em Teresina e aos 30ºC em Natal.

Veja a previsão do tempo:

Sudeste

Segundo a Climatempo, já nesta sexta, a frente fria influencia o norte do Sudeste, atingindo até o estado Espírito Santo.

Durante o final de semana, há risco de geadas no alto da Serra da Mantiqueira, que se estende pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e possibilidade de recordes de temperatura baixa.

Veja as temperaturas previstas nas capitais para os próximos dias, segundo o Inmet:

  • Belo Horizonte: mín. 14°C/máx. 28°C nesta sexta (19); mín. 10°C/máx. 19°C no sábado (20); mín. 11°C/máx. 22°C no domingo (21).
  • Rio de Janeiro: mín. 21°C/máx. 22°C nesta sexta (19); mín. 12°C/máx. 20°C no sábado (20); mín. 13°C/máx. 23°C no domingo (21).
  • São Paulo: mín. 8°C/máx. 15°C nesta sexta (19); mín. 8°C/máx. 13°C no sábado (20); mín. 10°C/máx. 15°C no domingo (21).
  • Vitória: mín. 18°C/máx. 28°C nesta sexta (19); mín. 18°C/máx. 22°C no sábado (20); mín. 16°C/máx. 23°C no domingo (21).

Sul

Com a entrada de um ar mais ar frio vindo da região polar, as condições para ocorrência de neve no Sul do Brasil também aumentam bastante neste fim desta semana.

No sul e oeste gaúcho, a temperatura mínima prevista entre essa sexta e sábado vai variar entre -1°C 1°C, e nas áreas altas da serra gaúcha, assim como no planalto sul catarinense, entre -6°C e -3°C.

No sábado, em grande parte da região, há previsão de geada de intensidade moderada a forte no norte do Rio Grande do Sul, serra do sudeste e no sul do Paraná.

Fonte: g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>