Quando se trata de ferramentas de inclusão social, uma das mais citadas é sempre o esporte. A prática esportiva é uma forma de misturar diversão, atividade física e cidadania, seja de modo amador ou profissional, adquirindo valores, hábitos saudáveis e também estimulando o desenvolvimento individual e o relacionamento com outras pessoas.
Por essa razão, autoridades governamentais, lideranças ou treinadores propõem diretamente campanhas para ajudar meninos e meninas que não tiveram oportunidades em suas vidas a ingressarem em grupos ou equipes das mais variadas modalidades. Nesse sentido, o Programa Bolsa Talento é uma iniciativa do Governo do Pará, que visa garantir a permanência ativa dos atletas paraenses nas competições e fomenta práticas esportivas por todo o Estado.
Na manhã desta terça-feira (4), o governador Helder Barbalho participou do lançamento do edital Bolsa Talento ano base – 2022, que irá beneficiar esportistas ao longo de 2023. Acompanhado pelo titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Cássio Andrade, o chefe do Executivo estadual entregou o programa aos atletas selecionados na última edição.
“O Bolsa Talento tem por objetivo descobrir talentos, impulsioná-los, motivar cada vez mais para que, a partir do esporte, nós possamos garantir inclusão. Inclusão social, descobrindo talentos e dando oportunidade para que os nossos jovens possam seguir a partir daquilo que constroém como escolha de vida e ter, portanto, a oportunidade, fazendo com que o Bolsa Talento seja um grande projeto de impulso social, mas também de inclusão para jovens de periferia”, declarou Helder, que também fez uma publicação sobre o evento em suas redes sociais.
🏊🏼♀️🤾🏽♂️✅ Nossos atletas acabaram de receber o Programa Bolsa Talento. Também já lançamos o edital de 2023 para que novos atletas sejam beneficiados!!! pic.twitter.com/YOycvi9hud
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) April 4, 2023
“Festejo esse momento. Nós estamos garantindo o pagamento em parcela únicas de R$ 1,3 milhão e, imeadiatamente, abrindo um novo edital com mais R$ 1,5 milhão, para que aqueles que estejam atuando no esporte amador possam ter oportunidade, atráves do Bolsa Talento, de garantir a vitória na atividade esportiva”, destacou o governador, .
O Programa Bolsa Talento foi criado pela Lei 7.119, de 31 de março de 2008, como forma de estimular o desenvolvimento físico, social e psicológico dos atletas. Vale lembrar que o Bolsa Talento também beneficia atletas contemplados em modalidades olímpicas, paraolímpicas e amadoras mantendo a representatividade esportiva do Estado no cenário nacional e internacional.
Fonte: dol.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!