Badalado

Notícias

Vacinação para pessoas com mais de 18 segue com bivalente

Podem se vacinar em Belém todos aqueles que receberem, no mínimo, duas doses do esquema primário de vacinação. Além disso, é preciso respeitar o intervalo de quatro meses da última dose recebida.

A prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), começou a vacinar ontem (26) todas as pessoas acima dos 18 anos, com a dose de reforço da Pfizer bivalente. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde da capital paraense e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. Podem se vacinar todos aqueles que receberem, no mínimo, duas doses do esquema primário de vacinação. Além disso, é preciso respeitar o intervalo de quatro meses da última dose recebida.

Com a ampliação da faixa etária anunciada pelo Ministério da Saúde, muita gente compareceu a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Sacramenta, em Belém, para garantir o reforço. A coordenadora de imunização da Sesma. Nazaré Athayde, falou sobre a importância de o público aderir, de fato, a nova fase da campanha para se proteger da cepa original do vírus e também da variante ômicron, que começou a circular no país em novembro do ano passado.

“Todas as nossas unidades estão abastecidas e prontas para receber o público. Por isso, fazemos esse chamamento para receber a dose dessa vacina que possui um diferencial importante para manter o controle da doença em nossa cidade. Então, o recado que deixo é: se você que tem mais de 18 anos e está em dia com as suas doses primárias ou de reforço e cumpre os demais requisitos, procure uma de nossas unidades para receber a sua dose da bivalente. Esse era um momento muito aguardado e agora estamos tendo a chance de ofertar o serviço”, diz a coordenadora.

A servidora pública aposentada Engrácia Lima do Rosário, 89, chegou bem cedo à unidade para receber a sua vacina bivalente. Ela, que busca não descuidar da saúde, disse que enquanto tiver vacinas disponíveis vai participar da campanha.

REFORÇO

“Às vezes, muita gente acaba esquecendo do quão importante é manter a carteirinha atualizada. Mas eu nunca faltei a uma campanha de vacinação, seja para a covid ou outras doenças, inclusive da gripe. Quando vi que já tinha dado o intervalo da minha 4ª dose, vim logo garantir o novo reforço”, contou.

Augusto José Azevedo, 30, disse que estava ansioso para receber a bivalente e aproveitou que estava a caminho do trabalho para garantir a sua dose. “Mais do que ficar protegido contra o vírus e essa nova cepa, fico também ainda mais tranquilo com relação às pessoas que estão próximas a mim. Se todo mundo tivesse essa responsabilidade, certamente veríamos os postos ainda mais lotados. Espero que a população aproveite essa oportunidade”, disse.

Além da vacina bivalente, a Sesma reforça ainda que segue com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para o público prioritário de idosos com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Infelizmente, um pouco mais de 9% do público esperado já havia sido vacinado. A meta é vacinar 95.592 crianças nesta faixa etária.

Saiba mais

A bivalente está disponível para os grupos prioritários:

– Adultos de 18 a 59 anos sem comorbidade

– Pessoas de 12 a 59 anos com comorbidade

– Idosos com 60 anos ou mais

– Gestante e puérperas (até 45 dias pós-parto)

– Trabalhadores de saúde

– Imunossuprimidos (a partir de 12 anos de idade)

– Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade)

– Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade)

– Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e trabalhadores desses locais

– População privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas

– Funcionários do sistema de privação de liberdade.

Onde se vacinar

– Unidades Básicas de Saúde (UBSs): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

– Hospital do Exército: segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 12h, e quarta-feira de 8h às 18h

– Hospital de Aeronáutica: segunda a sexta, das 8h às 11h

– Hospital Naval: segunda a sexta-feira, das 8h às 11

– Universidades: Unama, Fibra, Unifamaz e Escola de Enfermagem da Uepa, de segunda a sexta, das 9h às 17h

Fonte: dol.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>