Badalado

Notícias

Marabá: Triagem para castração gratuita ocorre no domingo

Você já ouviu a frase “castrar é um ato de amor”? Saiba que além de evitar a reprodução desordenada dos pets, por meio da castração também é possível prevenir algumas doenças, como o câncer de mama e de próstata. Por isso, a decisão de castrar um animalzinho é importante não apenas para quem tem um pet em casa, mas também para todos que desejam garantir saúde e qualidade de vida para os animais.

Para quem tem uma cadela ou gata e quer castrá-la, haverá o 3º Mutirão de Castração em Marabá, sudeste do estado. A triagem ocorre no próximo domingo (1º) e será realizada na Escola Martinho Motta, na Folha 27, na Nova Marabá.

A ação é organizada pelo Patinhas de Rua, em parceria com o Programa ‘Pará Patas’ do Governo do Estado. Os serviços ocorrem de 8h às 11h30.

De acordo com Deise Mendes, da coordenação da ação, em alusão ao Outubro Rosa será realizado o mutirão, com a equipe de veterinários que vem de Belém e faz parte do Pará Patas. Durante a ação, serão disponibilizadas 100 castrações, sendo que 50 são para gatas e 50 para cadelas.

“Macho também pode, mas a prioridade serão as fêmeas, devido à questão das ninhadas indesejadas e o custo, além das fêmeas correrem o risco de pegar doenças como o câncer de mama, câncer de ovário, mioma”, explicou Deise Mendes.

Ela lembrou ainda que as gatas em que se aplicam anti cil elas têm uma probabilidade maior de desenvolver a displasia mamária, que é devido ao grande acúmulo de hormônio e só se trata de quimioterapia e depois castração. “Então, a castração traz muitos benefícios para as fêmeas e é por isso que vai ser disponibilizado para Marabá 100 castrações”, disse Deise Mendes.

O programa busca levar cidadania e qualidade de vida animal, com a oferta de diversos serviços gratuitos aos pets, como atendimento veterinário, vacinação antirrábica (para cães e gatos, a partir do terceiro mês de vida), orientações de cuidados básicos, da saúde dos animais de estimação.

Durante a ação em Marabá haverá consulta, teste de leishmaniose, vacina antirrábica, hemograma e teste de Five Felv, que são enfermidades infecciosas, conhecidas popularmente como AIDS e Leucemia felina respectivamente e assustam bastante os tutores de animais, principalmente por não terem cura.

Para os animais aprovados na triagem os serviços de castração ocorrem nos próximos dias 28 e 29 de outubro.

Fonte: www.dol.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>