O governo brasileiro colocou como prioridade resgatar os 22 brasileiros que estão em Gaza e que solicitaram uma evacuação da região. De acordo com diplomatas, a embaixada do Brasil no Cairo está pronta para a operação, assim como os demais setores da chancelaria.
Mas, para altos funcionários do Itamaraty, duas coisas precisam ocorrer para que a ação seja realizada:
1. O governo do Egito precisa aprovar que esses 22 brasileiros entrem em seu território. O Itamaraty, porém, insiste que esse não será um problema e que as negociações já estão encaminhadas.
2. Um segundo aspecto é mais complicado: a abertura da passagem fronteiriça de Rafah, entre Gaza e o Egito. Ninguém sabe se e quando isso ocorrerá.
O tema está sendo tratado em negociações bilaterais entre governos e também pela ONU. Mas deve ainda fazer parte das discussões no Conselho de Segurança, que se reúne a partir das 15h de Nova York.
Do lado do Itamaraty, não se exclui que diplomatas façam uma viagem até a passagem de Rafah, caso haja a mínima condição de segurança.
Há a hipótese também de que um ônibus seja alugado pela embaixada para o aeroporto de El-Arish, que fica a 53 quilômetros de Rafah.
Fonte: www.noticias.uol.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!