Termina nesta sexta-feira (7) o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
As inscrições devem ser feitas pela Página do Participante. A taxa é de R$ 85 e pode ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).
O prazo de pagamento acaba no dia 12 de junho.
Os candidatos que tiveram pedidos aprovados para isenção da taxa não estão automaticamente inscritos. Por esse motivo, precisam fazer a inscrição normalmente para que possam fazer a prova.
No momento da inscrição, o candidato também deverá informar qual é a língua estrangeira que deseja para sua prova. As opções são inglês e espanhol. No dia da prova, o participante deverá responder somente às questões do idioma escolhido.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que irá assegurar o tratamento pelo nome social aos participantes que façam requerimento.
Não será necessário enviar, no momento da inscrição, documentos comprobatórios referentes ao nome social. Segundo o instituto, “travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal”. Ou seja, o participante deve verificar as informações que constam na Receita e, se necessário, providenciar a atualização.
Neste ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. A abertura dos portões será ao meio-dia e o fechamento, às 13h –em ambos os dias. As provas, tanto no dia 3 quanto no dia 10, começarão às 13h30. No primeiro dia, o horário previsto para término das provas é 19h. No segundo, às 18h30.
O Inep informa que o participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas poderá solicitar a reaplicação do exame. O pedido também tem de ser feito pela Página do Participante. A reaplicação será nos dias 10 e 11 de dezembro.
O gabarito será disponibilizado no dia 20 do mesmo mês. A divulgação do resultado está prevista para 13 de janeiro do ano que vem.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!