Badalado

Notícias

No mês de combate ao câncer, único mamógrafo não funciona em Marabá

Outubro Rosa’ mobiliza mulheres a fazerem o exame nas mamas.
Devido a grande procura, acabou o filme para revelar mamografias.

No mês de mobilização nacional contra o câncer de mama, o “Outubro Rosa”, o único aparelho para fazer mamografia não está funcionando na cidade de Marabá, no sudeste do Pará. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, acabou o filme para fazer a revelação das mamografias.

Mas, além do problema com o exame preventivo, as mulheres do município afirmam que enfrentam ainda a falta de estrutura na rede básica para acompanhar as pessoas com a doença.

De acordo com especialistas, quando diagnosticado ainda no início, o câncer tem 90% de possibilidade de cura. “A partir dos 40 anos, as mulheres precisam começar a fazer sua mamografia, ultrassom da mama, procurar orientação médica para ser avaliada e a partir daí saber o que pode surgir de diferente e voltar no médico caso tenha necessidade”, explica o oncologista Rodolfo Amouty.

A professora Francisca Rocha, 34 anos, descobriu há dois anos um nódulo em uma das mamas. No ano passado ela foi submetida a uma mastectomia.

“A médica falou pra mim que fez a biopsia e era um tumor maligno, já de 7,5cm e que eu tinha que fazer uma mastectomia, que é a retirada total da mama, com esvaziamento axilar”, lembra Francisca.

Atualmente, a professora participa de um grupo de apoio e faz palestras em empresas e postos de saúde, sempre levando a mensagem da prevenção.

“Normalmente quando eu vou nessas palestras eu mostro o local da cirurgia, levanto a blusa e mostro, que é para elas entenderem. Percebo que elas acordam nesse momento, elas se chocam com a imagem, porque não é tão bacana… Mas, como eu falo pra elas, pra vocês ficarem com medo, para que sirva de alerta”, ressalta a professora.

As ações do grupo que Francisca faz parte vão se intensificar até o final deste mês. Além de palestras, as mulheres reivindicam estrutura para atendimento e acompanhamento a pacientes com câncer pela rede pública de saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde de Marabá, devido o aumento da procura por mamografia, acabou o filme, mas uma nova remessa do material já foi solicitada. A secretaria disse ainda que todos os atendimentos agendados serão cumpridos e que mais um mamógrafo foi adquirido e deve ser instalado em breve.

Fonte: www.g1.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>