Uma solenidade em tom bastante emotivo, com homenagens e discursos de orgulho pelo trabalho marcou a comemoração dos 10 anos do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, em 18 de outubro. Por outro lado, o secretário de Saúde do Pará, Vitor Mateus, em resposta a questionamento do CORREIO, previu que apenas ao final de 2017, ou mesmo início de 2018, as obras de ampliação em andamento desde 2013 poderão ser concluídas. O Estado terá de encerrar o atual contrato da obra e entregar a continuidade a uma nova empreiteira.
A obra em questão engloba o Centro Hemodiálise, com a implantação de 20 máquinas e contratação de uma nova equipe de nefrologia e o Centro de Hemodinâmica, que deverá resultar em cirurgias cardíacas. Com mais 30 leitos, será possível aumentar o número de cirurgias, é o que diz a divulgação oficial. A previsão disso tudo funcionando era para o início de 2015 e a construção a passos lentos já foi alvo de recente reportagem de capa deste CORREIO.
“Transcorreu um contrato que está esgotado. Não poderíamos fazer acréscimos a ele para continuar. Tem a questão de que a obra começou com uma programação de serviços e durante a execução foram acrescidos outros serviços. Então tivemos que encerrar este contrato e estamos vendo com a Pró-Saúde outra empresa para assumir. Estamos com o recurso já garantido”, disse ao Jornal, prevendo reinício para os primeiros meses de 2017. Uma área que também está prevista na obra é a de salas de aula para a parceria com o curso de Medicina da Uepa.
Referência para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios paraenses, o Hospital Regional de Marabá completou dez anos nesta quarta-feira (19). Em uma década foram realizados mais de 2,7 milhões de atendimentos. Dentre os benefícios da implantação da unidade em 2006, está a oferta de serviço especializado no interior do Estado, garantindo assistência de média e alta complexidades dentro da região do usuário.
Segundo o diretor Geral da unidade, Valdemir Girato, a instituição tem uma medicina resolutiva, qualificada e humanizada, garantindo aos usuários do Sistema Único de Saúde assistência hospitalar de média e alta complexidades. Junto com outras unidades públicas, como o Hospital Regional de Santarém e o Hospital Regional de Altamira, ajudou a reduzir significativamente o número de pacientes encaminhados para tratamento em Belém nos últimos anos.
COMEMORAÇÃO
Os avanços alcançados com a instalação do HRSP foram lembrados na cerimônia de comemoração dos dez anos da unidade, realizada com a presença de convidados, colaboradores e usuários, na área externa da unidade. A banda do Exército se apresentou. A bênção religiosa foi celebrada pelo monsenhor Ronaldo Menezes e o pastor Lino Andrade.
Para o diretor Operacional da Pró-Saúde, Paulo Czrnhak, a comemoração da data remete ao início de um sonho. “Aqui comemoramos dez anos do início de um sonho do governador Simão Jatene: a descentralização da saúde no Estado do Pará como forma de promover ações estratégicas com único propósito: salvar vidas. E com um novo modelo de gestão, que hoje está consolidado no Estado e cujos resultados já são reconhecidos pela sociedade paraense”, afirmou.
(Da Redação, com dados da Assessoria)
Fonte: CT ONLINE
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!