Dados foram divulgados pela Polícia Civil revelam uma situação alarmante no município de Tucuruí, no sudeste do Pará: o número de homicídios aumentou 300% entre janeiro e julho deste ano e o índice de roubos cresceu 200% no mesmo período.
Na tentativa de reduzir as ocorrências de crimes, a Associação Comercial de Tucuruí junto com o poder público, órgãos de segurança e a comunidade se uniram para discutir o problema em uma audiência pública realizada na última quinta-feira (20).
“Infelizmente nós temos visto vitimadas as nossas casas comerciais e isso nos preocupa”, declarou o representante da Associação Comercial de Tucuruí.
Para o comandante do Policiamento Militar da Regional IV, que compreende sete municípios, entre eles Tucuruí, a falta de políticas públicas para a juventude, a desestruturação familiar e o efetivo reduzido da polícia têm contribuído para o aumento dos índices na cidade.
“Isso não quer dizer que a polícia não está trabalhando, porque está até bastante” rebateu o comandante da Polícia Militar Pedro Paulo Amorim Barata.
Uma das preocupações apresentadas pelas autoridades é a participação de adolescentes nos crimes registrados no município.
“Com essa falta de política pública, principalmente de geração de emprego, às vezes esses menores acabam optando pelo lado do crime e são usados por maiores de idade que levam esses menores a praticarem esses atos criminosos”, explicou o conselheiro tutelar Edivan Souza.
No próximo dia 29, será realizada uma caminhada pelas ruas de Tucuruí contra a violência e para pedir paz no município.
Fonte: G1
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!