Badalado

Notícias

Comércio tira folga na segunda

Nesta segunda-feira (24), os comerciários das cerca de 4.500 empresas do comércio varejista, em Marabá, estarão de folga em comemoração ao Dia do Comerciário, que acontece anualmente na quarta segunda-feira do mês de outubro.

De acordo com a cláusula 48ª, parágrafo único, da convenção coletiva que normatiza a relação o trabalho entre empregado e empregador, o empresário ficará sujeito a aplicação de multa equivalente a um salário mínimo da categoria por empregado, a ser revertida ao trabalhador, caso a fiscalização do Ministério do Trabalho Estadual constate o trabalho do comerciário neste dia.

Há cinco anos, o Dia do Comerciário é comemorado estrategicamente na quarta segunda-feira do mês. Primeiro, porque coincide com a data do Recírio, em Belém, para que os integrantes do comércio possam viajar se quiserem e também porque a segunda-feira é o dia de menor movimento nas lojas, se comparado ao final de semana, quando era comemorado antigamente.

“Chegamos à conclusão de que a segunda-feira é menos vendável, mais fraco que no sábado, pois os moradores do interior vêm para a cidade fazer compra, então é preferível aproveitar o sábado e fechar na segunda-feira. Não quer dizer que será sempre assim, o dia pode mudar nos próximos acordos”, disse Raimundo Alves da Costa Neto, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicom).

Neto esclarece também que segunda (24) não será feriado, que por se tratar de uma comemoração do comerciário, apenas os trabalhadores do comércio terão folga, os demais segmentos irão funcionar normalmente.

“Temos de desmistificar esse negócio de feriado. A norma diz que é comemorado o Dia do Comerciário e não feriado, porque muitos outros estabelecimentos que não são do segmento como, por exemplo, o prestador de serviços (bancos, consultórios e escritórios) fecham e isso prejudica a economia. Só os comerciários são dispensados neste dia. O empregador pode até abrir seu comércio, se o negócio for familiar e sua família quiser trabalhar no feriado”, explicou.

Comemoração

Em comemoração pela passagem da data, será realizado um churrasco gratuito para cerca de dois mil comerciários e seus familiares na sede do Sindicato dos Empregados do Comércio do Município de Marabá e Sul do Pará, no núcleo São Felix I, a partir das 10h. Entre as atrações, haverá sorteio de prêmios, apresentação dos cantores Silvio Max, Junior Macapá, Bilú e Marcelo, além do DJ Alvinegro.

Em entrevista ao CORREIO, o diretor financeiro do Sindecomar Ubiratan Feitosa Barros diz que, além do momento de confraternização, a folga é bem-vinda para esses trabalhadores que trabalham muitas vezes de segunda a segunda. “A importância é para que o comerciário, nesse dia, possa ter um dia de lazer, participar do seu dia festivo no clube, com piscina para ele e sua família”, disse o diretor.

SÍNTESE – Em comemoração pela passagem da data, será realizado um churrasco gratuito para cerca de dois mil comerciários e seus familiares na sede do Sindicato dos Empregados do Comércio do Município de Marabá e Sul do Pará, no núcleo São Felix I, a partir das 10h.

(Jackeline Chagas)

Fonte: CT ONLINE



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>