Badalado

Notícias

MPF pede a anulação da prova de redação do Enem

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) ingressou ontem com ação na Justiça Federal pedindo a anulação da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por causa de um suposto vazamento do tema da prova. Para o procurador Oscar Costa Filho, caso seja confirmado o vazamento, o tratamento isonômico entre os candidatos teria sido desrespeitado.

Na quarta-feira (2), o procurador já havia entrado com uma ação pedindo a suspensão da aplicação do Enem devido à decisão do Ministério da Educação (MEC) de adiar o exame nas escolas ocupadas por estudantes. O MPF/CE alega que a operação realizada pela Polícia Federal (PF) no Ceará prendeu 1 candidato que entrou em local de realização do Enem com rascunho da redação dentro do bolso e com ponto eletrônico. No entendimento do procurador, isso comprovaria o vazamento de informações relativas à redação.

TEMA

Ele sustenta ainda que o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” também apareceu em publicação do MEC divulgada no ano passado para desmentir uma prova falsa, às vésperas doEnem daquele ano.

Na ação, Costa Filho pede que uma liminar suspenda os efeitos da validade da redação até o julgamento do mérito, pelo juiz Ricardo Cunha Porto, da Justiça Federal no Ceará. A medida, segundo o procurador, evitaria transtornos com a divulgação de um resultado que posteriormente poderia ser alterado com o julgamento da ação.

INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nota classificando de “tentativa de tumultuar” o Enem a repercussão em torno da semelhança entre o tema da redação deste ano com o de uma imagem de suposta prova do Enem que teria vazado em 2015.

Fonte: DOL



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>