As feiras de artesanato que atraem dezenas de marabaenses, as quintas no estacionamento da VP-08, em frente a Folha 28, na Nova Marabá, e aos domingos na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira, ganharam um novo espaço para promover a cultura local: o Shopping Pátio Marabá. A partir deste sábado (4), estandes de arte e culinária serão montados no piso L4 (praça de alimentação) para receber a comunidade. O movimento se estende por todo o mês, em homenagem ao Dia Nacional do Artesão, comemorado em 19 de março.
O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social (Seasp) e conta com a colaboração de 45 artesãos e 5 pessoas da área gastronômica local, que também são participantes da feira. Além deste sábado, os encontros no shopping acontecem nos dias 8 (em comemoração ao Dia da Mulher), 11, 18 e 25, de 10 às 22 horas. E no Dia do Artesão, 19, a programação cultural começa às 14 horas, se estendendo até às 20 horas.
De acordo com o responsável pelo projeto das feiras, Hildo Tavares, a iniciativa foi criada há dois anos pela extinta Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Semac), permanecendo ativa até os dias atuais. “A gente tem como finalidade principal fomentar o empreendedorismo e a geração de emprego e renda dentro do município. Hoje, o projeto conta com mais de 100 pessoas cadastradas, entre artesãos, trabalhadores manuais e manipuladores de alimentos”, revelou.
Ele disse que a Seasp também busca divulgar o trabalho dos artistas, visando parcerias em locais públicos, como no próprio shopping, aeroporto e em espaços de festas da cidade. O evento é aberto à população de Marabá e acontece durante todo o horário de funcionamento do shopping. As feiras artesanais de quinta-feira e domingo, na Nova Marabá e na Marabá Pioneira, respectivamente, seguem sem alteração por todo o mês.
(Nathália Viegas)
Fonte: CT ONLINE
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!