Após uma longa espera, finalmente foi inaugurado, na tarde desta sexta-feira (17), o mamógrafo do Crismu (Centro de Referência à Saúde da Mulher), localizado na Folha 33, Nova Marabá. O equipamento, que havia sido comprado e doado para o posto estava parado há mais de dois anos porque a reforma iniciada no local ainda não havia sido concluída. Durante todos esse tempo, o equipamento permaneceu lacrado, mas, mesmo assim, corria o risco de se deteriorar.
Antes de acionar simbolicamente o aparelho, o secretário municipal de Saúde, Marcone Leite, lembrou das condições das unidades de saúde no início da atual gestão. “Encontramos a Saúde no município praticamente quebrada. No caso das mamografias, tínhamos um mamógrafo parado há mais de um ano, por falta de material. E ainda havia este do Crismu por inaugurar”, explicou, afirmando que agora a cidade tem dois mamógrafos em funcionamento.
Marcone também lembrou que a secretaria tinha realizado 1.300 mamografias, porém, sem a emissão do laudo. “Essa lista de espera pelo resultado do exame nós já vencemos. Mobilizamos uma equipe médica para finalizar essa pendência”, comemorou, acrescentando que o objetivo é fortalecer os atendimentos para as mulheres, principalmente contra o câncer de mama.
Fila
Em entrevista ao CORREIO, a enfermeira Darmina Duarte, diretora do Departamento de Alta e Média Complexidade da secretaria de saúde, disse que são cerca de 1.200 mulheres na lista de espera para realizar a mamografia. “A gente sabe que a demanda é ainda maior porque muitas mulheres cansaram de esperar e buscaram outras alternativas. Também existem as demandas que estão nas unidades de saúde e que ainda não foram contabilizadas”. Questionada sobre a expectativa para atender essa lista, Darmina calculou que em cerca de quatros meses a situação deve se normalizar.
Segundo a gerente do Crismu, Socorro Gomes, o mamógrafo vai funcionar de segunda a quinta-feira pela manhã, com 10 atendimentos diários. “A sexta-feira será para manutenção do equipamento e digitação dos laudos. É uma felicidade muito grande a gente poder oferecer novos serviços e continuar a campanha contra o câncer de mama”, frisou, lembrando que essa é a primeira vez que a unidade é dotada de um momágrafo.
A inauguração do equipamento aconteceu após uma palestra sobre a autoestima da mulher, realizada em parceria entre o Conselho Municipal do Direito da Mulher (Comdim), Fórum Permanente de Mulheres e Secretaria Municipal de Saúde. A palestra contou também com psicóloga, dermatologista e nutricionista e fez parte da programação alusiva ao mês das mulheres, comemorado em março.
(Larissa Rocha)
Fonte: CT ONLINE
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!