Pesquisadores da Universidade de Loughborough, na Inglaterra afirmaram que tomar um banho quente de banheira pode promover benefícios semelhantes ao exercício para manter a forma.
O “aquecimento passivo”, eles afirmam, pode ter um efeito positivo sobre o controle de açúcar no sangue (que é um bom indicador de sua aptidão metabólica total) e o número de calorias que o corpo queima.
O Dr. Steve Faulkner conduziu um estudo observando 14 homens que participaram de dois testes. No primeiro, eles deveriam pedalar por uma hora.
No segundo, relaxar em um banho de uma hora de duração a 40º C.Ambos os testes foram projetados para elevar a temperatura corporal em um grau, o que permitiu à equipe estudar quantas calorias foram queimadas em cada sessão.Mesmo que o ciclismo tenha queimado mais calorias (obviamente), os pesquisadores descobriram que um banho quente pode queimar cerca de 130 calorias, o mesmo que uma caminhada de 30 minutos.
“A resposta do açúcar no sangue a ambas as condições foi semelhante, mas o pico de açúcar depois de comer foi cerca de 10% menor quando os participantes tomaram um banho quente em comparação a quando eles se exercitaram”, afirmou o Dr. Faulkener.Ele chegou a dizer que o aquecimento passivo do banho quente também pode ser útil na redução da inflamação crônica em condições como diabetes tipo 2, e este não é o primeiro estudo a sugerir que este aquecimento passivo pode trazer benefícios para a saúde.
(Com informações do DOL)
Fonte: CT ONLINE
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!