Badalado

Notícias

Aumenta procura por vagas do SINE

Não faz muito tempo, o grande número de pessoas que aguardavam pela abertura e por atendimento no SINE, da Estação Cidadania, que funciona no Shopping Pátio Marabá, chamou atenção de quem passou por lá. Na época, o coordenador do órgão, Marcos Andrade, disse que aproximadamente duas mil pessoas buscando reinserção no mercado ou o primeiro emprego foram até o local em busca de vagas para o empreendimento atacadista que está se instalando em Marabá, na Folha 33. A procura se intensificou ainda mais nos últimos dias.

O CORREIO voltou ao órgão e conversou novamente com o corrdenador do Sine em Marabá, Marcos Andrade. Ele explicou que diariamente mais de mil pessoas estão pegando senha à procura de atendimento. Em dias normais, a média é de 200 pessoas. “A rede atacadista que está prestes a inaugurar acabou de contratar 560 pessoas das mais diversas profissões. Isso tem feito com que mais pessoas venham em busca de emprego”, informou.

Questionado sobre a expectativa de geração de emprego para os próximos dias, Andrade disse que a tendência é que a procura volte a crescer agora, com a duplicação da Estrada de Ferro Carajás, no trecho que da Vila Itainópolis, em Marabá, até Parauapebas. Segundo ele, somente para essa obra já foram contratados cerca de 200 pessoas, sendo que a previsão é que até o final do mês ainda sejam contratados mais 400 profissionais.

Outro serviço que também deve empregar nos próximos dias é a duplicação da ferrovia, que segue do núcleo São Félix até Bom Jesus do Tocantins. “Mas, a prioridade é para os moradores da região São Félix”, frisou, explicando que caso a demanda não seja suficiente, trabalhadores de outras localidades poderão ser recrutados. Além disso, cerca de 120 pessoas foram contratadas recentemente para a realização da manutenção da iluminação da ponte do rio Tocantins.

Para as empresas em busca de contratar mão de obra no município, o SINE possui um banco de dados com mais de 43 mil trabalhadores cadastrados, dos mais variados perfis profissionais.

Desempregados

Segundo Andrade, Marabá tem quase 30 mil pessoas desempregadas. O número é expressivo e sinônimo de grandes filas. Questionado sobre as formas de realização de cadastro, ele garantiu que quem se cadastrou em 2016 não precisa atualizar este ano. “O cadastro tem validade de um ano e é nacional. As pessoas não precisam madrugar na porta do órgão para fazer cadastro ou atualização”, afirmou.

Para quem busca oportunidades no mercado de trabalho, ele aconselha que visite o Sine. “Todos que estão desempregados devem vir aqui, munidos de carteira de trabalho, documentos pessoais e comprovante de residência, além do currículo, para fazer o cadastro”.

Capacitação

Marcos informa que o Sine oferece, de 15 em 15 dias, treinamentos e capacitações gratuitamente. “Estamos com uma empresa aqui que está dando treinamentos e cursos gratuitos para quem busca trabalho, de como se comportar no ambiente profissional, preparar o currículo e se comunicar com o público”, informa.

(Larissa Rocha com informações de Josseli Carvalho)

Fotos: Josseli Carvalho

Fonte: CT ONLINE



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>