Badalado

Notícias

450 famílias foram afetadas pelas chuvas em Barreirinhas, no MA

Moradores da cidade de Barreirinhas, a 260 km de São Luís, continuam sofrendo as consequências dos alagamentos que atingiram a região nesta semana, entre segunda-feira (6) e terça-feira (7). Segundo a Defesa Civil, a última chuva teve volume de água de 60 milímetros. Cerca de 450 famílias foram afetadas.

Apesar do volume da água ter baixado, o município ainda sofre com as consequências das chuvas. De acordo com os moradores, pelo menos 15 bairros ainda estão sendo afetados devido às últimas chuvas na região.

O nível da água chegou a mais de um metro, invadindo praticamente todas as casas dos mais afetados. Até mesmo uma escola suspendeu as aulas e está fechada devido ao alagamento.

Na zona rural, 300 famílias foram afetadas por causa das inundações e não saíram de suas casas. Os acessos à zona rural de Barreirinhas também estão comprometidos

O que diz o governo do Estado

Nas redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos brandão, informou que, neste momento, nenhuma cidade do Maranhão está coberta por águas, conforme a Coordenação de Proteção e Defesa Civil e que todas as famílias que estavam desabrigadas já retornaram para suas casas.

“Temos 31 municípios em situação de emergência, em que a própria gestão municipal consegue atuar, e os decretos municipais têm período de seis meses de duração; apenas um município decretou estado de calamidade pública, Santa Inês, em razão de uma rodovia federal ter sido cortada. A cidade recebeu todo apoio do governo federal e do nosso Governo do Maranhão”, informou o governador.

Munícipios em situação de emergência

O Maranhão está com 31 cidades em situação de emergência por causa das fortes chuvas, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Ainda de acordo com a Defesa Civil estadual, até o momento, somente o município de Santa Inês decretou estado de calamidade pública. Ao todo, 1.031 famílias estão desabrigadas e 2.909 desalojadas no Maranhão.

Situação de emergência e estado de calamidade pública

Para decretação da situação de emergência, o comprometimento é parcial, a crise é menos grave e ainda não afetou a população. No estado de calamidade, o comprometimento é substancial, sendo a crise mais grave e já com efeitos sobre os cidadãos.

Cuidados em áreas de risco

A Defesa Civil do Maranhão orienta que, em situações de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados e/ou em que o solo esteja encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos ou deslizamentos.

A Defesa Civil também alerta que ao verificar riscos de alagamentos na cidade, deve-se procurar as autoridades de defesa como Corpo de Bombeiros e a própria Defesa Civil, por meio dos telefones 193 e 199, informando quais são as áreas afetadas pelas cheias. Além disso, a Defesa Civil recomenda que:

  • Avise aos seus vizinhos sobre o perigo e, se possível, convença as pessoas que moram nas áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas;

– Se precisar retirar algo da sua casa após a inundação, peça ajuda à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros;

– Coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechado e em local protegido;

– Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, devido o risco de choque elétrico ou curto-circuito.

Fonte: www.g1.globo.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>