Badalado

Notícias

Abril Laranja marca combate à crueldade animal

Iniciativa prevê chamar atenção para casos de maus-tratos; Em Parauapebas, APAMA realiza trabalho constante pela proteção dos animais.

Você conhece o Abril Laranja? O mês marca o combate e a prevenção aos maus-tratos contra animais, uma iniciativa criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA, em inglês) e reforçada no Estado do Pará pela Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa).

O combate à crueldade animal tem como plano de fundo o contexto do Brasil sendo o quarto maior país em número de lares com pelo menos um ‘pet’: são 108 milhões de famílias tutoras, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Mesmo assim, o passado recente mostra uma triste realidade: entre 2019 e 2020 houve um acréscimo de 162,5% no número de autuações por maus-tratos aos bichinhos e o número de vitimados por essa crueldade cresceu de 461 para 642 no mesmo período.

Durante a pandemia, com a população ficando em casa a maior parte do tempo, também foi verificado aumento de casos. Segundo levantamento feito pela agência Fiquem Sabendo, a Depa (Delegacia Eletrônica de Proteção Animal) observou acréscimo de 81,5% no número de denúncias de violência contra animais no estado de São Paulo entre os meses de janeiro a julho de 2020, em relação ao mesmo período em 2019.

Em Parauapebas, o descuido com animais também é notável. Em entrevista ao Portal Correio de Carajás, Byancka Delavour, presidente da Associação dos Amigos e Protetores dos Animais e do Meio Ambiente (APAMA), uma ONG que resgata animais de rua na cidade, avalia que a população ainda é muito descomprometida com denúncias de maus tratos. Ela lembra que essas ocasiões requerem que um Boletim de Ocorrência seja registrado.

A APAMA realizou cerca de 300 resgates de animais que precisavam de atendimento veterinário no ano passado, sem contar os abandonados que felizmente foram encontrados saudáveis. A ONG realizará uma Feira de Adoção neste sábado (10), no estacionamento da Rua F, em frente o Quartel da Polícia Milita, às 15h, em que o Abril Laranja será pautado, como já tem sido nas redes sociais da associação.

Byancka conta que durante os oito anos de existência da ONG a administração pública do município sempre foi cobrada, a fim de evitar problemas como casos de leishmaniose e aumento de animais nas ruas de Parauapebas. A mais recente vitória da APAMA foi o Castramóvel, uma van pertencente à Secretaria Municipal de Saúde que realiza castrações em animais tutelados.

Mas a associação continua cobrando do órgão ações como vacinação, castrações em massa, distribuição de coleiras de leishmaniose e a instauração de um Centro de Controle de Zoonoses. “Há muito tempo lutamos para que os direitos dos animais sejam respeitados e que as políticas públicas possam ser concretizadas e realizadas”, diz Byancka. (Juliano Corrêa)

Fonte: correiodecarajas.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>