A previsão para o início do ano letivo de 2021 na rede estadual de ensino do Pará é para o mês de fevereiro, apenas com aulas e outras atividades não presenciais. No entanto, a execução do planejamento ainda vai depender do cenário epidemiológico da covid-19 no estado. Quem informou foi a secretária adjunta de ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Regina Pantoja.
“O planejamento do ano letivo de 2021 já está todo elaborado. Estamos com uma previsão definida. Previsão em decorrência do cenário epidemiológico, que pode estar favorável ou não. Mas nossa previsão é para início em fevereiro com atividades não presenciais, porque o estado do Pará está passando por um processo de embandeiramento diferenciado. Esse embandeiramento vai possibilitar que venhamos a atendê-los dentro de uma isonomia que a própria rede vai disponibilizar”, disse.
Não há previsão para um retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais. A Seduc já tinha informado que o retorno dessas atividades dentro das escolas depende do cenário epidemiológico no estado. A secretaria esclareceu que, no ano letivo de 2021, adotará o formato de continuum curricular, conforme a Resolução nº 020, de 18 de janeiro de 2021, aprovada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).
O continuum curricular está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também foi pautado em diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) para a Educação Básica. O objetivo é possibilitar que as escolas ofereçam as habilidades previstas em dois anos em um único ano, além de evitar a reprovação em massa.
Fonte: oliberal.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!