Badalado

Notícias

Apagão afeta 2,9 milhões de imóveis no Pará, causa falta de água e problemas em mercados e postos de combustíveis

Falta de energia ocorreu em todas as cidades paraenses, com exceção de Novo Progresso. Houve falta de água em restaurantes e casas e problemas em mercados e postos de combustíveis.

O apagão que afetou 26 estados, incluindo Distrito Federal, atingiu cerca “de 2,9 milhões de clientes” só no Pará, informou a concessionária de energia nesta terça-feira (15). Ao todo, 143 municípios paraenses tiveram registro de falta de luz.

O apagão começou às 8h31. Por volta das 10h30, algumas localidades começaram a ter fornecimento restabelecido. Em nota, a Equatorial Pará informou “que 100% dos clientes, em todo o estado, tiveram o fornecimento de energia normalizado, às 14h23, desta terça-feira”.

Em cidades como Belém e no centro de Altamira, motoristas enfrentaram problemas para abastecer os veículos, pois com a falta de energia as bombas não funcionavam. Houve ainda falta de água, mercados que fecharam, além de problemas em restaurantes e semáforos sem funcionar, o que teria ocasionado um acidente em Belém, segundo os motoristas envolvidos.

De acordo com a Equatorial Pará, em Novo Progresso não faltou luz, assim como em Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira e isso ocorreu, “pois as subestações que atendem a localidade possuem um ponto de suprimento que não foi afetado pelo blecaute”.

No aeroporto da capital houve filas pois os cartões de embarque estavam sendo emitidos manualmente. O g1 procurou a Infraero para informações sobre possíveis atrasos nos voos, mas não obteve retorno.

A possível causa do apagão e origem são apuradas pelos órgãos do sistema elétrico. Uma variação ‘inesperada’ de frequência na rede no Ceará pode ter sido a ‘causa raiz’ do apagão, disse o diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Por conta da falta de energia, ao menos um mercado fechou a portas em Belém e uma grande filas se clientes se formou no local. Após alguns minutos de espera, os clientes foram orientados a deixar o supermercado, pois não havia previsão para reabrir.

“As equipes técnicas da distribuidora trabalharam, sem medir esforços, após uma interrupção geral em diversas regiões do Brasil, confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que afetou 98% dos municípios paraenses. A Equatorial Pará gerenciou as tratativas com o ONS, que coordena a recomposição do sistema de forma segura em todo o Brasil”, informou a concessionária em nota.

A falta de luz não afetou escolas ou funcionamento de serviços públicos porque nesta terça é feriado no Pará em celebração à Adesão do Pará à Independência do Brasil. O atendimento em hospitais também não foi afetado, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Em nota, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informou que “problemas elétricos afetaram os sistemas que abastecem algumas áreas de Belém e Região Metropolitana na manhã desta terça-feira (15). O fornecimento de água será normalizado gradativamente”.

Com o feriado no Pará, serviços municipais e estaduais não estão funcionando, exceto os essenciais. Escolas também estão sem aula e o movimento nas ruas e em cruzamentos é menos intenso, principalmente na capital.

Mesmo assim, houve registro de um acidente entre dois carros em Belém, na Avenida Almirante Barroso com a Travessa Antônio Baena, em Belém, por volta das 9h30.

A Superintendência de Mobilidade Urbana da capital (Semob) disse que há agentes orientando o trânsito nos principais cruzamentos.

Já alguns espaços abertos ao público nesta terça-feira tiveram atendimento prejudicado, como o Museu Emílio Goeldi. Neste feriado, a área federal abriu com entrada gratuita ao público, mas com a falta de energia, as exposições e Aquário estão fechados. Os demais espaços do museus, que é parque zoobotâncio, funcionam normalmente.

Fonte: g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>