Reconstituição relembrou a chegada dos suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembleia de Deus no Pará e no Brasil. (Foto: Irene Almeida)
Na manhã desta quarta-feira (21), o Diário Oficial do Estado apresenta a Lei n° 8.513, que garante à Assembleia de Deus o título de patrimônio cultural, histórico e turístico do Estado do Pará. Fundada em Belém, a Igreja é a responsável pelo início do movimento pentecostal no Brasil, apresentando, ao longo de sua história, um legado relevante para a vida cultural paraense.
No último domingo, a igreja celebrou 106 anos com uma programação extensa com vários eventos, que iniciaram na semana passada, com casamento comunitário e sessões solenes na Câmara Municipal de Belém (CMB) e na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Um dos pontos altos foi a encenação da chegada dos pioneiros da igreja, os suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que vieram dos Estados Unidos para fundar o templo em Belém.
Cerca de dois mil pastores e obreiros de diversos municípios paraense e até de outros estados do Brasil se reuniram no Templo Central da igreja, em Nazaré. A convenção teve como objetivo reunir as lideranças da igreja, para discutir os assuntos internos e os principais desafios das congregações. “Estamos em uma confraternização dos líderes e também num fórum de debates para ver as estratégias no momento em que o Brasil passa por uma crise e temos de ajudar”, explica Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus, em Belém.
Outro destaque da programação foi a participação dos ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, além de outras autoridades municipais e estaduais.
Helder Barbalho destacou que “o aniversário da Assembleia de Deus já faz parte do calendário de eventos de Belém” e aproveitou para estender os parabéns a todos assembleianos na pessoa do pastor presidente, Samuel Câmara.
CRESCIMENTO
Uma pesquisa de 2016 do instituto Datafolha mostra o constante crescimento no número de evangélicos no Brasil: 29% da população, 7% a mais que o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou.
O presidente da Assembleia de Deus reforça que o crescimento não é principal alvo da igreja, mas sim o anúncio do amor de Deus, através do evangelho. “Nós somos parceiros de todos aqueles que anunciam isso, como a Igreja Católica”, finaliza Samuel Câmara.
Fonte: DOL - Diário Online
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!