Badalado

Notícias

Avião da FAB que vai resgatar brasileiros em Israel segue de Roma para Tel Aviv nesta terça (10)

Expectativa é que a aeronave pouse em Brasília à 1h da quarta-feira; Força Aérea Brasileira planeja enviar cinco voos nesta semana.

Além da tripulação, vão estar presentes dois médicos, dois enfermeiros e uma psicóloga — todos militares —, para prestar atendimento aos necessitados. O número de mortos no conflito entre os terroristas do Hamas e Israel subiu de 1.300 para 1.504 (800 israelenses e 704 palestinos). Mais de 5.000 pessoas ficaram feridas nos bombardeios dos últimos três dias, segundo dados divulgados por autoridades dos dois países.

Até o momento, a FAB planeja resgatar brasileiros em Israel em cinco voos:

• 1º — Brasília, na madrugada desta quarta (11);

• 2º — Rio de Janeiro, na noite desta quinta (12);

• 3º — escala em Recife e destino final em Guarulhos (SP), na manhã da sexta (13);

• 4º — Rio de Janeiro, na noite da sexta (13); e

• 5º — Rio de Janeiro, no sábado (14).

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 1.700 brasileiros já pediram para voltar para o Brasil, e a maioria das solicitações é de turistas em Tel Aviv e Jerusalém. Dois brasileiros seguem desaparecidos. A lista de passageiros será definida por prioridades, sendo os primeiros aqueles que moram no Brasil e não têm passagem de retorno em voos comerciais.

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma videoconferência com ministros e autoridades, no Palácio da Alvorada, na manhã desta segunda (9). O R7 verificou que o tema principal da reunião foi a situação dos brasileiros em Israel. De acordo com participantes, foram discutidas as medidas tomadas até então, numa espécie de balanço, e eventuais providências.

Participaram do encontro virtual os ministros José Múcio (Defesa), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), além do assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim, e do chefe do gabinete pessoal do presidente, Marco Aurélio Marcola.

É a primeira reunião com ministros após as cirurgias. No fim de setembro, Lula fez dois procedimentos em um hospital particular de Brasília. O primeiro, chamado de artroplastia, serviu para tratar a artrose no quadril direito, enquanto o segundo, nomeado blefaroplastia, foi feito para remover o excesso de pele nas pálpebras. O presidente recebeu alta médica e, desde o dia 1º, se recupera no Palácio da Alvorada.

Fonte: www.noticias.r7.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>