A Prefeitura de Belém inicia, nesta terça-feira (1º), uma nova etapa na campanha de vacinação contra a covid-19, com a aplicação, pela primeira vez, da quarta dose. O primeiro grupo a receber esse reforço na imunização é o dos imunossuprimidos acima de 18 anos que já tomaram as três doses da vacina. Basta ir a um dos 60 pontos de atendimento espalhados pela capital e distritos, no horário das 9h às 17h.
Para receber a quarta dose, é necessário ter tomado a terceira há, pelo menos, quatro meses. É preciso, também, apresentar RG, CPF, comprovante de residência, além de uma cópia do laudo, atestado ou receita médica que comprove alto grau de imunossupressão. Este documento ficará retido no ponto de vacinação.
Enquadram-se no grupo dos imunossuprimidos os seguintes casos: Imunodeficiência primária grave; pessoas vivendo com HIV/ Aids; pacientes em hemodiálise; pessoas fazendo quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras e pessoas em uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
Também podem tomar a quarta dose aquelas pessoas que fazem uso de, pelo menos, uma das seguintes drogas modificadoras da resposta imune: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatioprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina ou biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe), Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) segue com a vacinação de adultos e crianças em Belém. Estão sendo aplicadas, nas pessoas com idade a partir de 12 anos, tanto a primeira quanto a segunda dose da vacina, em 60 pontos de imunização, sempre no horário das 9h às 17h (exceto nos shopping centers, onde o horário vai das 10h às 19h).
Para se vacinar, é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Em caso de segunda ou terceira dose, deve ser apresentado também o cartão de vacinação de Belém. Quem tomou a segunda dose em outubro de 2021 já pode procurar tomar a dose de reforço.
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos também segue na capital, em seis pontos específicos para atendimento deste público. A Sesma aplica, atualmente, a primeira dose da vacina Coronavac para crianças nascidas de 2010 a 2016 (com 6 anos completos) e a primeira dose da Pfizer pediátrica para crianças nascidas de 2010 a 2017 (com 5 anos completos).
Vacinação de adultos e adolescentes (12 anos ou mais)
Unidades Básicas de Saúde (UBS)
1. UBS Castanheira, Rua Primeiro de Dezembro (entre as passagens José de Alencar e Sol Nascente);
2. UBS Combu, Ilha do Combu;
3. UBS Pedreira, Avenida Pedro Miranda, 1.346, Pedreira (a partir de quarta-feira, 2);
4. UBS Portal da Amazônia, Rua Osvaldo de Caldas Brito, 39, Jurunas;
5. UMS Águas Lindas, Rua Conjunto Verdejante I, 0, Águas Lindas;
6. UMS Bengui II, Passagem Macciel, Bengui;
7. UMS Cabanagem, Rua São Paulo, s/n, Cabanagem;
8. UMS Condor, Rua Lauro Malcher, 285, Condor;
9. UMS Cotijuba, Rua Manoel Barata, 840, Icoaraci;
10. UMS Cremação, Rua dos Pariquis, 2.906, Cremação;
11. UMS Curió, Passagem Engenheiro Alberto Engelhard, s/n, Curió-Utinga;
12. UMS Fátima, Rua Domingos Marreiros, 1.816, Umarizal;
13. UMS Guamá, Rua Barão de Igarapé-Miri, 479, Guamá;
14. UMS Maguari, Alameda Ns-15, 43, Coqueiro;
15. UMS Maracajá, Travessa Siqueira Mendes, s/n (esquina com a Oitava Rua);
16. UMS Outeiro, Rua Manoel Barata, Ponta Grossa;
17. UMS Paraíso dos Pássaros, Travessa Beija-Flor, Maracangalha;
18. UMS Pratinha, Rodovia Arthur Bernardes, Pratinha;
19. UMS Providência, Avenida dos Tucanos, 391-409, Maracangalha;
20. UMS Satélite, Travessa WE-8, Coqueiro;
21. UMS Sideral, Rua Sideral, s/n, Parque Verde;
22. UMS Tavares Bastos, Avenida Rodolfo Chermont, 170, Marambaia;
23. UMS Telégrafo, Rua do Fio, Telégrafo;
24. UMS Terra Firme, Passagem São João, 170, Terra Firme;
25. UMS Vila da Barca, Travessa Coronel Luíz Bentes, 80, Telégrafo;
Fonte: g1.globo.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!